Siga a folha

Descrição de chapéu Livros quadrinhos LGBTQIA+

Novo Superman, filho de Clark Kent, assume ser bissexual em nova HQ

O personagem é mais um herói a representar a comunidade LGBTQIA+ nos quadrinhos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O novo Superman assumirá ser bissexual em um quadrinho lançado em breve, anunciou a DC Comics nesta segunda (11).

Filho do Superman clássico, Clark Kent, com Lois Lane, o herói Jonathan Kent sairá do armário na nova edição da série "Superman: Son of Kal-El", publicada digitalmente em 9 de novembro. A HQ não só narra os conflitos do personagem enquanto super-herói como também aborda sua jornada de autodescobrimento.

Jonathan Kent, o novo Superman, filho de Clark Kent e Lois Lane, beija seu amigo Jay em trecho do quinto volume da HQ 'Superman: Son of Kal-El' - Reprodução

O novo arco dramático de Jonathan —ou Jon— Kent, herdeiro de um dos heróis mais importantes do mundo dos quadrinhos, é mais um passo dessa indústria para diversificar os personagens LGBTQIA+ de suas histórias.

Exemplos anteriores incluem o braço-direito de Batman, Robin, que em HQs recentes se apaixonou por um amigo. E o gibi “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, censurado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 2019 pelo prefeito Marcelo Crivella por trazer um desenho dos personagens Wiccano e Hulkling se beijando —embora eles estejam completamente vestidos, a prefeitura justificou sua ordem afirmando que a obra trazia conteúdo sexual para menores, entendimento depois julgado equivocado pelo STF, o Supremo Tribunal Federal.

Além de se assumir bissexual, Jon tem uma posição política mais clara do que os super-homens antecessores. Na série de HQs, ele já combateu incêndios florestais causados pela crise do clima, impediu um tiroteio num colégio e protestou contra a deportação de refugiados em Metropolis, sua cidade natal fictícia.
Lançada em 2015, a série sobre o novo Superman é motivo de orgulho de seu criador, Tom Taylor. Em entrevista ao site IGN, ele comentou a nova edição do quadrinho na qual é revelado esse aspecto da sexualidade do herói. "É muito importante fazer isso com Jon Kent como Superman", afirmou.
"Ao mesmo tempo, espero que esse tipo de coisa não seja visto como um grande negócio no futuro. É possível prever o que isso vai virar quando o homem mais poderoso do mundo fizer parte da comunidade LGBT. Muitas coisas estão no horizonte e além dele."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas