Siga a folha

Arte com 'Fora Bolsonaro' é removida do Minhocão pela Prefeitura de São Paulo

Bandeira do Brasil com frase contrária ao presidente foi colada em cima de grafites da região; imagens viralizaram

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo removeu, nesta quarta (18), cartazes artísticos da bandeira do Brasil fraseada com "Fora Bolsonaro" das colunas do Minhocão, nome popular da via expressa Presidente João Goulart.

Colados acima de grafites das colunas, os cartazes trocavam o "ordem e progresso" da faixa da bandeira por dizeres contra o presidente, como mostram imagens virais publicadas pelo perfil Vila Buarque do Instagram.

Segundo a página, as artes surgiram no início desta semana entre colunas das ruas General Jardim a Jaguaribe.

"A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento esclarece que intervenções artísticas visíveis de logradouro público precisam ter anuência do proprietário do imóvel ou bem público onde serão expostas, o que não ocorreu neste caso", declara a prefeitura, em nota.

Nos últimos anos, tanto a bandeira quanto outros símbolos nacionais, como camisas da seleção de futebol e o hino do país, passaram a ser atrelados a Bolsonaro e seus apoiadores.

Recentemente, porém, ativistas e artistas contrários ao presidente têm encabeçado um movimento que tenta desfazer essa associação, com hashtags como #ABandeiraÉNossa, #DevolvamANossaBandeira e #RetomadaDaBandeira.

Um caso famoso acontecido há pouco tempo é o de Daniela Mercury, que apareceu com a bandeira enrolada no corpo durante um show pró-Lula, que rendeu a ela acusações informais de showmício. Após a viralização de um suposto contrato entre ela e a prefeitura paulistana, que bancou o evento, seu cachê foi suspenso.

Profissionais da prefeitura removem cartaz 'Fora Bolsonaro' do Minhocão, em São Paulo - Reprodução/Instagram/Vila Buarque

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas