Siga a folha

Criador do Hmmfalemais, que prefere o anonimato, é o novo cartunista da Folha

Perfil que satiriza cenas na terapia nas redes sociais já publicou tirinhas no jornal durante a Copa do Mundo do Qatar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O criador do Hmmfalemais, perfil nas redes sociais que imagina diálogos bem humorados entre psicólogos e pacientes, passa a publicar suas tirinhas na Ilustrada em 2023, semanalmente às quartas-feiras, começando no dia 11. O material poderá ser visto na página de cartuns diários do jornal.

Mas, ao contrário dos atuais cartunistas da Ilustrada, o homem por trás da página quer manter o anonimato. "Pelo estilo do meu trabalho, é melhor ninguém saber quem cria as tirinhas", diz o responsável pela página, que se identifica apenas como um servidor público de mais ou menos 40 anos.

tirinha produzida pelo hmmfalemais para a copa 2022 (digital 10dez22 e impresso de 11dez22) - hmmfalemais

Com formato simples, as piadas visuais do Hmmfalemais aliam fotos de banco de imagens a textos em preto e vermelho que geram um efeito de conversa. É uma estética rústica, mas que o colunista de humor considera uma solução para quem, como ele, não sabe desenhar.

Ele define seu anonimato como "soft". Pais e amigos sabem o que ele faz, e ele diz que pode mostrar a cara algum dia.

Tanto o teor das imagens quanto o sucesso de engajamento da página, que soma 25 mil seguidores, trouxeram as tirinhas para o jornal. Durante a Copa do Mundo do Qatar, o Hmmfaleimais fez piadas com a seleção brasileira para ajudar a lidar com a derrota.

A mudança da escala em relação ao público, porém, ainda não foi digerida pelo criador do perfil. "Achei distópico meu trabalho na Folha", diz. "Meu tipo de quadrinho é muito diferente do que já foi publicado no jornal", disse, em referência à chance de poder dividir espaço com nomes que admira, como Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernando Gonsales, Ricardo Coimbra e Fabiane Langona.

A ideia de aparecer para um público maior é desconfortável para mim", afirma. "Não é desprezível fazer isso em um Instagram que tem mais de 3 milhões de seguidores", como o deste jornal.

Tirinha produzida pelo Hmmfalemais para a Copa do Mundo - Folhapress

As pressões de desenhar para tantas pessoas e cumprir prazos mudou algumas etapas da criação das piadas. Antes do convite, o cartunista usava o aplicativo Paint para justapor imagem e texto —agora, aposta em programas mais arrojados.

Outra mudança é o espaço disponível para as piadas. No Instagram, o autor, que se considera prolixo, dispunha de um limite de dez imagens para recriar os diálogos. Essa quantidade de fotos não cabe nos disputados centímetros do papel.

Apesar das diferenças entre formatos, o cartunista afirmou que a estética consagrada no Hmmfalemais norteará as piadas no novo espaço.

O autor promete tratar de diferentes temas, da cultura à política. Para criar as piadas visuais, pretende recorrer a temas recentes, o que ele disse ser um desafio, porque nunca trabalhou com esse tipo de prazo. "É arriscado, mas é o que gosto de ver no trabalho de outras pessoas."

Tirinha do hmmfalemais especial para a Copa 2022 - Folhapress

No jornal, ele quer que suas tirinhas sejam um consultório onde se fala tudo, mas cujo objetivo principal é fazer o leitor rir. Ele lembra, porém, que sua única conexão com a psicologia é fazer terapia —por isso, pede a compreensão dos seus leitores psicólogos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas