Descrição de chapéu instagram Meta

Hmmfalemais vira sensação entre psicólogos com piadas de terapeuta e paciente

Página que imagina cenas estranhas na terapia foi criada por funcionário público que prefere se manter no anonimato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O paciente chega à terapia, deita no divã e abre o coração: "Estava pensando em fazer alguma coisa diferente, sabe, doutora?". "Hmm", incentiva ela. "Sei lá. Começar um podcast...", revela o homem. Ao que a psicóloga rebate: "É uma boa mesmo. Aproveitar que não tem quase nenhum por aí, né?".

É esse tipo de piada —ou papo franco, dependendo de que lado do divã você estiver— que você vai encontrar na página Hmmfalemais, no Instagram.

Sempre trazendo conversas imaginárias entre terapeutas imprevisíveis, rudes e cheios de opinião e seus infelizes pacientes, o perfil humorístico tem causado sensação justamente entre psicólogos.

"Muitos me escrevem elogiando e dizendo que gostariam de dizer coisas assim para seus pacientes", diverte-se o criador do Hmmfalemais, que por enquanto prefere se manter anônimo.

Post do Instagram do perfil humorístico hmmfalemais, que imagina cenas estranhas na terapia - Reprodução

"Acho que eles têm um senso de humor apurado", avalia. "Inclusive perguntam qual é a minha corrente terapêutica." Mas ele nunca estudou psicologia e na verdade é funcionário público em São Paulo. "Descobri recentemente que minha psicóloga é lacaniana", diz ele, que começou a terapia há cerca de quatro anos.

Foi logo após as primeiras sessões que ele fez um desenho tosco ("realmente não sei desenhar", lamenta) de um paciente deitado e um psicólogo sentado e inventou algumas falas. "Mandei para uma amiga e ela curtiu tanto que apagou o diálogo, escreveu um novo e me devolveu. Ficamos fazendo isso um tempão."

Essa talvez seja a razão pela qual as postagens do Hmmfalemais são sempre múltiplas, quer dizer, são geralmente dez quadros seguidos, como se fosse uma longuíssima tira de jornal. Ou seja, o paciente e o terapeuta falam sem parar, para a diversão da galera.

Outra característica do perfil é usar fotos genéricas de cenas de terapia roubadas de bancos de imagens. "No começou eu caçava fotos no Google. Depois achei esses bancos profissionais e agora pego as imagens sem tirar a marca d’água. Acho mais divertido até."

Post do Instagram do perfil humorístico Hmmfalemais, que imagina cenas estranhas na terapia - Reprodução

Foi quando a pandemia chegou que nosso doutor de araque resolveu levar suas criações para a rede. "Não queria fazer pão, ioga nem crochê. Então resolvi fazer isso no Instagram", esclarece.

Mas, com 13 mil seguidores, ele ainda não deu o passo que muitos perfis humorísticos criados na pandemia deram, que é a monetização. "Eu gostaria de resistir se alguém me pedir para fazer propaganda. Mas pode ser que aconteça, não sei. Mas no momento é impossível ganhar dinheiro, já que uso fotos sem autorização."

"Para falar a verdade", continua ele, "eu já tenho um emprego de que eu gosto e me satisfaz". "Isso aqui eu faço à noite por diversão. É legal fazer as pessoas rirem."

Esse desprendimento profissional lembra outro diálogo que o funcionário público postou um dia desses. "É frustrante, sabe, doutora? Eu queria ser dessas pessoas que sempre sonhou em trabalhar com uma coisa." Ao que a terapeuta responde: "Eu não. Coisa de doido...". "Como assim, gente?", surpreende-se o rapaz no divã. "Imagina sonhar com trabalho", finaliza a sábia doutora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.