Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

'Harry Potter', de JK Rowling, se torna a série de livros mais vendida do mundo

Saga da britânica que tem histórico de acusações de transfobia chegou à marca de 600 milhões de cópias comercializadas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A série literária "Harry Potter" se tornou a mais vendida do mundo na história. Na última segunda-feira, a Scholastic, editora que publica a saga de fantasia escrita por JK Rowling nos Estados Unidos, divulgou que o número de cópias vendidas chegou à marca de 600 milhões.

Cópia autografada por JK Rowling e rara de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' sendo leiloada, em Londres, em maio de 2022 - Henry Nicholls/Reuters

A casa editorial também informa que os livros já foram traduzidos para um total de 85 línguas e, no formato audiolivro, somam mais de 1 bilhão de horas de escuta.

Os dados foram divulgados para celebrar os 25 anos da Scholastic como a editora que publica a saga nos Estados Unidos. Apenas no país, a saga de sete volumes já acumula mais de 230 milhões de cópias vendidas.

No Brasil, "Harry Potter" continua a ser um constante best-seller. De acordo com levantamento do ano passado do Instituto Nielsen, 45 cópias da série foram vendidas por hora no país e Rowling é a autora de maior faturamento no segmento infantojuvenil.

A saga do bruxo britânico ultrapassou "Goosebumps", de R.L. Stine, que já acumula pelo menos 350 milhões de cópias comercializadas, e os livros de Erle Stanley Gardner protagonizados pelo advogado criminalista Perry Mason.

Em termos de livros únicos mais vendidos, a série ainda ficaria atrás da Bíblia, que teria algo perto dos 5 bilhões de exemplares vendidos, seguido do livro de "O Livro Vermelho", de Mao Tsé Tung, com cerca de 820 milhões de cópias.

Nesta semana em que "Harry Potter" se torna a série literária mais bem vendida em escala global, um game da franquia está no centro de polêmicas. O motivo é o fato de Rowling ter sido acusada, nos últimos anos, de ser transfóbica.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas