Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

Reação a tapa de Will Smith no Oscar foi inadequada, diz presidente da Academia

Em almoço com indicados, Janet Yang afirma que instituição deve ser mais transparente e que o incidente foi inaceitável

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood teve uma reação "inadequada" ao tapa que Will Smith desferiu em Chris Rock na cerimônia do Oscar de 2022, afirmou Janet Yang, presidente da instituição.

Will Smith no tapete vermelho da 94ª cerimônia do Oscar, em março de 2022, no Dolby Theatre, em Hollywood - ANGELA WEISS / AFP

Na cerimônia daquele ano, Smith, que venceu o prêmio de melhor ator por "King Richard: Criando Campeãs", agrediu Rock após se enfurecer com uma piada que o comediante fez a respeito da cabeça careca da mulher de Smith, a atriz Jada Pinkett Smith. Ela sofre de alopecia, que causa queda de cabelo.

Segundo a Variety, neste ano, no tradicional almoço com os indicados, Yang disse aos presentes que o incidente, sem precedentes, foi "totalmente inaceitável" e que a Academia precisa ser mais "transparente".

"Precisamos nos responsabilizar pelas nossas ações e, particularmente nos tempos de crise, agir rapidamente, com compaixão e decisivamente, por nós mesmos e pela nossa indústria", declarou na última segunda-feira. "Vocês deveriam e podem esperar não menos que isso de nós daqui para frente."

No mês seguinte depois do ocorrido, Smith renunciou voluntariamente à Academia, assim deixando de ser membro da mesma antes de ela anunciar medidas. Em seguida, um conselho da instituição por trás do Oscar decidiu banir o ator de todos os seus eventos por dez anos, mas Smith permanece elegível para indicações e vitórias. Smith pediu desculpas a Rock em julho daquele ano.

A cerimônia do Oscar deste ano está agendada para 12 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" lidera com 11 indicações.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas