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Descrição de chapéu África

Como será a participação do Brasil na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza

Organizadores do pavilhão questionam construção de Brasília e propõem olhar para estruturas indígenas e afrobrasileiras

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São Paulo

Brasília não foi construída no meio do nada. Os sinuosos edifícios brancos de Oscar Niemeyer subiram em território de quilombolas e indígenas, dois povos que acabaram expulsos para a periferia com a imposição da cidade modernista.

A tese de que a capital do Brasil é fruto de um processo de colonização territorial serve como ponto de partida para o projeto a ocupar o pavilhão brasileiro na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, uma mostra de arquitetura com projeção mundial que abre para o público em 20 de maio.

Imagem do vídeo de Ayrson Heráclito de 2015 que será mostrado no pavilhão - Bastien Defives

Ao questionarem o projeto da cidade do futuro no cerrado, os arquitetos e curadores do pavilhão, Gabriela de Matos e Paulo Tavares, propõem um olhar para o que chamam de arquiteturas ancestrais, ou seja, as realizadas por comunidades afrobrasileiras e indígenas.

Embora ambas tenham presença marcante no panorama do país, eram até pouco tempo invisibilizadas dentro do que se entende como arquitetura brasileira, afirma Matos.

O pavilhão será dividido em duas salas. A primeira, "Descolonizando o Cânone", problematiza a história oficial de Brasília com uma seleção de fotos de arquivo organizada pela historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, um vídeo da cineasta Juliana Vicente e a exposição de dois mapas, um comissionado para a mostra, "Brasília Quilombola", e outro dos anos 1940 atualmente usado pelos indígenas para reivindicação de direitos territoriais.

A segunda galeria, "Lugares de Origem, Arqueologias do Futuro", reflete sobre o papel da terra como crucial na arquitetura brasileira. Os curadores defendem que o solo é o elemento comum nos terreiros das religiões de matriz africana e também nas estruturas indígenas.

Tanto em uma estrutura quanto em outra, "a natureza é parte, não apartada", diz Matos. "Isso passa pela organização do espaço , por causar o menor dano possível no entorno e também pelo sistema construtivo que é utilizado."

Nesta galeria serão mostrados terreiros de Salvador e um vídeo do artista Ayrson Heráclito sobre edifícios na capital baiana ligados a história da escravidão, construções que dialogam com o tema desta 18ª bienal, que versa sobre descolonização e descarbonização na arquitetura do amanhã.

Os curadores resolveram estender sua discussão para a própria edificação do pavilhão brasileiro, localizado no Giardini. O piso será todo coberto por terra e a fachada vai receber gradis com o símbolo africano do sankofa —um pássaro que olha para trás antes de projetar o futuro—, ornamento comum em portões de casas brasileiras. A proposta, com caráter de reparação histórica, está conectada com o pós-Black Lives Matter, segundo Tavares, o curador.

A fachada do pavilhão brasileiro com os gradis ornados com sankofas - Gabriela de Matos e Paulo Tavares

Intitulada "O Laboratório do Futuro", a bienal deste ano dá papel central à África. Dos 89 participantes da mostra principal, mais da metade tem origem no continente ou vem da diáspora africana.

A exposição, organizada pela acadêmica e arquiteta ganense-escocesa Lesley Lokko, gira em torno da diversidade e da inclusão de vozes marginalizadas na arquitetura e debate o que seria um futuro com cada vez menos carbono.

Segundo Lokko, a ideia é usar exemplos do continente africano para pensar o que acontece no mundo todo. "[A África é] o continente com a população mais jovem do mundo, a urbanização mais rápida, crescendo a uma taxa de quatro por cento ao ano, muitas vezes às custas dos ecossistemas locais —portanto, também estamos na vanguarda das mudanças climáticas", disse Lokko.

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