Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes Oscar

Morre Norman Reynolds, diretor de arte de 'Star Wars' e 'Indiana Jones', aos 89 anos

Designer que venceu o Oscar duas vezes também trabalhou em 'Alien', 'Superman' e 'Missão: Impossível'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Morreu aos 89 anos Norman Reynolds, diretor de arte e designer de produção dos filmes "Star Wars", de 1977, e "Os Caçadores da Arca Perdida", de 1981, respectivamente. Ele venceu o Oscar por ambos os trabalhos.

De acordo com a BBC, o artista britânico morreu na companhia da esposa, Ann, e das três filhas. A causa da morte não foi divulgada.

Norman Reynolds no documentário 'Indiana Jones: Making the Trilogy', de 2003 - IMDb

A carreira de Reynolds começou em 1974, fazendo a direção de arte do filme musical "O Pequeno Príncipe". Em seguida, ele foi indicado ao Oscar por "A Incrível Sarah", longa-metragem de 1976 sobre a atriz Sarah Bernhardt.

O artista londrino se tornou influente, seja como diretor de arte ou designer de produção, por ter trabalhado na trilogia original de "Star Wars" —ele foi indicado ao Oscar também por "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno do Jedi"— e, depois do primeiro filme de "Indiana Jones", repetido a parceria com Steven Spielberg em "O Império do Sol", de 1987, outro trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Spielberg já se referiu a Reynolds como a "essência criativa" das franquias "Star Wars" e "Indiana Jones". O designer é a mente por trás de imagens icônicas da série de George Lucas, tais como o planeta pantanoso Dagobah, em que o mestre Yoda vive, o salão em que o trono do Imperador se localiza e a câmara de congelamento em carbono na qual Han Solo, interpretado por Harrison Ford, é congelado.

O artista trabalhou também com Richard Donner nos dois primeiros longas do Superman, lançados em 1978 e 1980. O extenso currículo de Reynolds ainda abrange produções como "Avalon", de 1990, dirigido por Barry Levinson, "Alien 3", de 1992, do cineasta David Fincher, e "Missão: Impossível", de 1996, dirigido por Brian de Palma.

Norman Reynolds (à esq.) e o produtor Robert Watts no set de 'Star Wars: O Retorno do Jedi', de 1983 - IMDb

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas