Siga a folha

Paulinho da Viola passa por cirurgia para retirada de tumor no intestino

Sambista cancelou show no domingo (30) após ter sangramento digestivo e foi internado no Rio, onde fez exames e foi operado

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O cantor Paulinho da Viola foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul carioca. O sambista teve um sangramento digestivo no último domingo (30), e nesta segunda (31) foi internado, passou por exames e foi operado.

O sambista Paulinho da Viola em apresentação no Vibra, em São Paulo, no mês de abril - Eduardo Knapp/Folhapress

"O paciente Paulo Cesar Baptista de Faria (Paulinho da Viola) foi internado ontem na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, devido a um sangramento digestivo cujos exames revelaram como etiologia um GIST de intestino delgado. Com esse diagnóstico, foi submetido a uma enterectomia para tratamento dessa lesão. A operação transcorreu normalmente e o paciente passa bem", diz o boletim assinado pelos médicos Octávio Vaz e Antônio José Carneiro.

O GIST, da sigla em inglês gastrointestinal stromal tumors, é o tumor estromal gastrointestinal, com origem em um grupo de células presente na parede dos órgãos do trato digestivo. Enterectomia é o nome da cirurgia para retirada de uma parte do intestino.

Pelas informações divulgadas, não é possível saber a gravidade do câncer, e nem qual tratamento será necessário. Segundo a assessoria do cantor, seu quadro de saúde é estável e ainda não há previsão de alta.

Cancelamento em Três Rios

Paulinho cancelou o show que faria no domingo no Festival Sesc de Inverno, em Três Rios, no Rio de Janeiro. Ele se sentiu mal e teve uma queda de pressão horas antes da apresentação.

Após receber orientação médica, o artista se deslocou até o hospital na capital do estado, onde ele mora, para ser avaliado. Depois de uma bateria de exames, ele foi operado na tarde de segunda.

Em suas redes sociais, o músico confirmou que a suspensão do show foi por motivos de saúde, mas disse que estava bem. Também nas redes sociais, o Sesc Rio de Janeiro corroborou a versão do artista. Segundo a instituição, Paulinho da Viola precisou de cuidados médicos.

A apresentação estava marcada para as 21h. O anúncio do cancelamento foi feito às 20h45, 15 minutos antes do início das atividades.

Além de fazer parte da programação do Festival de Inverno, Paulinho da Viola no momento realiza uma turnê de celebração de seus 80 anos. Em andamento desde o começo de março, os shows marcam sua primeira excursão desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

O próximo show do artista, marcado para o dia 5 de agosto em Florianópolis, também será cancelado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas