Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes mostra de cinema

Festival Sundance premia filme sobre artistas que viraram soldados na Ucrânia

Mostra nos Estados Unidos também distribuiu láurea para 'In the Summers', ficção sobre a relação entre um pai e suas filhas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Festival Sundance, um dos mais importante do circuito de cinema, anunciou nesta sexta-feira (26) os vencedores de sua edição de 40 anos, que aconteceu em Utah, nos Estados Unidos. "In the Summers" levou o grande prêmio do júri na ala dramática, enquanto "Porcelain War" ficou com seu equivalente entre os documentários.

Cena do documentário "Porcelain War", sobre a Guerra da Ucrânia - Divulgação

No primeiro longa, o espectador acompanha duas filhas que tentam navegar pela difícil relação que têm com o pai, sempre que o visitam em outra cidade. Já o segundo mostra a rotina de artistas ucranianos que se tornaram soldados após a eclosão da Guerra da Ucrânia.

Na seção dedicada a filmes que não são produções exclusivamente americanas, "A New Kind of Wilderness" venceu em documentário ao narrar a trajetória de uma família norueguesa que vive junto à natureza, mas que precisa se reintegrar à sociedade.

"Sujo", uma coprodução entre México, Estados Unidos e França, venceu entre as ficções com sua história sobre um órfão assombrado pelo quase inescapável futuro trabalhando para um cartel de drogas. O longa "Malu", que representava o Brasil em Sundance, não foi premiado.

Confira a lista completa de vencedores no site do festival.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas