Siga a folha

China vai cortar produção de aço em 30 milhões de toneladas neste ano

Pequim reforça promessa de combater poluição atmosférica e trazer 'céus azuis novamente'

Poluição em meio a edifícios no centro de Tangshan, na província de Hebei - Petar Kujundzic - 18.fev.2014/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pequim | Reuters

O planejador estatal da China afirmou nesta segunda-feira (5) que vai cortar mais capacidade de produção de aço e carvão neste ano, com Pequim reforçando sua promessa de combater a poluição atmosférica e trazer "céus azuis novamente".

Na abertura da reunião anual do parlamento, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse em um relatório que reduzirá a capacidade de aço em cerca de 30 milhões de toneladas e a produção de carvão em cerca de 150 milhões de toneladas neste ano.

Os cortes colocariam o maior produtor de aço e minerador de carvão no mundo no caminho para alcançar seus objetivos de 2020, que integram o plano quinquenal do governo, dois anos antes do prazo.

Os cortes ocorrem em meio a declarações do primeiro-ministro, Li Keqiang, que disse que o governo consolidaria os ganhos feitos na luta do país contra a poluição para defender o "azul do nosso céu".

A China planeja reduzir as emissões de dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio, principais fontes de partículas perigosas no ar, conhecidas como PM2,5, em 3% neste ano, disse Li. Isso é igual aos objetivos de 2017, que foram facilmente superados.

O anúncio acontece também em meio a uma ameaça de guerra comercial, deflagrada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que o país aplicaria uma taxa de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas