Siga a folha

Anac executa devolução de dez aeronaves da Avianca Brasil

Empresa, que pediu recuperação judicial em dezembro, anunciou corte de voos internacionais nesta semana

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta quinta-feira (17) que vai executar a devolução de dez aviões da Avianca Brasil, que entrou em recuperação judicial em dezembro.

Após o anúncio feito no site da agência, a companhia aérea divulgou nota negando que a medida seja possível. Diz que está "operando normalmente" e tomará "medidas cabíveis".

A Anac alerta que pode haver impacto nos voos previstos para os próximos dias e orienta os passageiros com bilhetes comprados que entrem em contato com a companhia. Pelas regras da agência, a companhia aérea deve reembolsar os viajantes ou reacomodá-los em voos de outras empresas.

A companhia aérea vinha negociando devolução com empresas arrendadoras de aviões que entraram na Justiça para pedir a reintegração de posse das aeronaves após uma série de tentativas frustradas de negociação de dívidas. 

A empresa tem 46 aeronaves em operação atualmente. 

Por ora, a medida da Anac abrange dez aviões Airbus A320 e resulta de um pedido feito pela empresa de leasing GE Capital Aviation Services, que é dona das aeronaves. 

O pedido de devolução à Anac foi feito na terça-feira (15). Um dia antes, na segunda-feira (14) a empresa aérea participou de uma audiência de conciliação na  1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, em que  se comprometeu a apresentar até o dia 1° de fevereiro as propostas de pagamento das dívidas vencidas ou um plano de devolução das aeronaves. 

Pelo acordo, a Avianca Brasil estaria ganhando 15 dias de prazo sem sofrer a retirada de aeronaves. 

"A Avianca Brasil esclarece que a notícia veiculada no site da Anac está em desacordo com a decisão judicial proferida no último dia 14 janeiro. A companhia reforça que está operando normalmente e que tomará as medidas cabíveis", diz a nota da companhia.  

Check-in da Avianca no aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais - REUTERS/Paulo Whitaker

Nesta quinta-feira, ela anunciou  o corte de seus voos internacionais mais importantes (de Guarulhos para Nova York, Miami e Santiago), além da devolução de outras duas aeronaves A330 a empresas de arrendamento. 

O cancelamento da matrícula do aviões anunciado nesta quinta-feira pode ocorrer em até cinco dias úteis e, então, a devolução das aeronaves será imediata, segundo a Anac. Para solicitar a medida, a despeito do que ficou combinado na audiência de segunda-feira (14), a arrendadora baseou-se na convenção da Cidade do Cabo, que protege o direito de restituição dos bens em casos de falta de pagamento.

"O processo para a retirada das aeronaves do registro da Anac cumpre o previsto na Convenção da Cidade do Cabo, promulgada pelo Decreto nº 8.008/2013, que prevê a ágil retirada de aeronave pelo proprietário em casos de inadimplência", diz o comunicado da agência.

A medida, diz a Anac, visa reduzir riscos de financiamento de ativos de alto valor em contratos aeronáuticos. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas