Siga a folha

Descrição de chapéu Arena do Marketing

Campanha dos postos Ipiranga surgiu no banho, conta publicitário

João Livi, presidente da Talent Marcel, participou do Arena do Marketing de maio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A campanha que colocou a expressão “passa lá no posto Ipiranga” no imaginário do brasileiro teve seu primeiro vídeo colocado no ar em 2011. Desde então, o comercial já ganhou cerca de cem versões diferentes e, segundo João Livi, presidente da agência Talent Marcel e criador da primeira peça, as possibilidades em torno do bordão estão longe de acabar.

Em 2018, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro usou a expressão para definir o papel de Paulo Guedes nas ações econômicas de seu governo --uma pessoa que resolveria e esclareceria tudo relacionado ao tema.

Para o publicitário, o fato de um candidato ter usado a expressão para definir o papel de um futuro ministro não era o cenário ideal. “Mas ele usou como vários brasileiros, famosos ou não, já usam e que era o objetivo da campanha. Se fizéssemos alguma interferência poderia expor um viés partidário, e isso não era a intenção da empresa”, disse Livi durante o Arena do Marketing, na quinta-feira (16).

O programa mensal é realizado pela Folha e a ESPM.

O destino de Paulo Guedes e sua equipe no comando do Ministério da Economia não são risco para a marca, segundo Livi. “O assunto da economia é com Guedes e o presidente. As pessoas sabem separar”, afirmou.

A ideia principal da campanha surgiu durante um banho, conta o publicitário. Ele acredita que existem vários fatores para essa fórmula dar certo. Um dos principais foi a convivência próxima que a agência mantém com o cliente. “O melhor briefing é estar junto o tempo todo.”

O professor Paulo Cunha (esq.), da ESPM; João Livi, CEO da agência Talent Marcel, e a jornalista Laura Mattos durante a gravação do Arena do Marketing, na ESPM - Everton Lopes Batista/Folhapress

O material é revigorado todos os anos a partir de levantamentos de dados que dizem o que as pessoas e a sociedade buscam em determinado momento, segundo o publicitário. “Essa dinâmica de ouvir o que as pessoas estão falando e como a sociedade está evoluindo faz com que a campanha mude todos os anos”, disse.

Para Paulo Cunha, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM que também participou do programa, estudar o comportamento pode ser um motor para o sucesso da publicidade.

“Muito do que fazemos em comunicação diz respeito às pessoas, então toda forma de estudar comportamento nos ajuda no trabalho”, afirmou Cunha.

A profusão de plataformas de mídia se coloca como novo obstáculo para os publicitários, que precisam escolher onde veicular o conteúdo que criam em meio a uma avalanche de opções.

Antes de pensar na plataforma, porém, é preciso ter uma história para contar, defende Livi. “Se há um conteúdo bom, você adapta para a plataforma. Mas se você só tem a plataforma, não consegue ir muito longe.”

Segundo o professor da ESPM, as novas gerações que estão sendo formadas nas faculdades já consideram o problema de selecionar a plataforma um mal menor. “Esse é o mundo que eles conhecem, não precisam se adaptar. Pensar multiplataforma é como eles pensam.”

A conversa contou com a mediação da jornalista da Folha Laura Mattos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas