Siga a folha

Bolívia planeja comprar fatia da Petrobras em gasoduto que liga país ao Brasil

Petroleira estatal boliviana YPFB planeja lançar oferta por participação em duto entre países

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

La Paz | Reuters

A petroleira estatal boliviana YPFB planeja lançar oferta por participação em duto que traz gás da Bolívia ao Brasil, visando garantir melhores termos para sua comercialização, disse a empresa na terça-feira (9).

Estatal boliviana YPFB planeja lançar oferta por fatia de participação da Petrobras em gasoduto Bolívia-Brasil - Fotoarena/Folhapress

A YPFB possui a intenção de realizar o lance por uma fatia não revelada da parcela de 51% pertencente à Petrobras na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), que leva gás natural boliviano da fronteira entre os países até São Paulo, afirmou a companhia em um comunicado.

A YPFB disse que a ampliação de sua atual fatia de 12% no gasoduto a permitiria negociar diretamente com as empresas distribuidoras de gás natural e com indústrias do setor privado.

Na segunda (8), a Petrobras afirmou que venderia sua parcela na TBG como parte de um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que prevê uma série de desinvestimentos da petroleira.

A Petrobras apontou que o acordo vai proteger condições competitivas, além de encorajar novos participantes a entrarem no mercado de gás natural, mas não deixou claro quando ou como realizará as vendas dos ativos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas