Siga a folha

XP Investimentos é inocentada pela CVM por falhas em registros de clientes

Amostra de ordens colhida pela acusação não seria suficiente para concluir que sistema era inadequado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu a XP Investimento e seu sócio-fundador Guilherme Benchimol de acusação de falhas nos registros de ordens transmitidas por clientes a agentes autônomos que atuam para a corretora.

O diretor da CVM Gustavo Gonzalez votou pela absolvição dos acusados pois acredita que "os intermediários se desincumbem das obrigações de registro e arquivamento de ordens mediante a implementação de controles efetivos". 

Guilherme Benchimol, sócio-fundador da XP Investimentos - Joel Silva-10.ago.2018/Folhapress

O diretor acrescenta em seu voto que a amostra de ordens colhida pela acusação não seria suficiente para concluir que os sistemas de registro e arquivamento de ordens da corretora eram inadequados.

Com base no voto de Gonzalez, o colegiado da CVM votou, por maioria, na absolvição da XP Investimento e de Guilherme Benchimol.

Em fevereiro, a XP informou que o processo se referia a uma auditoria realizada em 2016, que selecionou 48 ordens em três escritórios. Em um deles, a CVM teria encontrado falhas na formalização dos registros de 7 ordens, obtidas com o cliente após a execução.

Na ocasião, a empresa se defendeu em nota dizendo que não houve nenhuma reclamação ou prejuízo por parte dos clientes nem qualquer problema sistêmico, havendo apenas uma falha pontual, já corrigida.

Procurada, a XP não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas