Siga a folha

Twitter bane site financeiro Zero Hedge de plataforma após artigo sobre coronavírus

Conta foi permanentemente suspensa por violar política contra manipulação da plataforma

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aakriti Bhalla Kanishka Singh
Bangalore (Índia) | Reuters

O Twitter baniu o site sobre o mercado financeiro Zero Hedge de sua plataforma depois que a página publicou na semana passada um artigo que vincula um cientista chinês à epidemia causada pelo novo coronavírus. O Zero Hedge afirmou que recebeu uma notificação do Twitter na sexta-feira, acusando o veículo de violar seus termos de serviço.

O banimento do site ocorreu em meio a um crescente sentimento contra a China ao redor do mundo. Mensagens falsas se espalharam online, promovidas por teorias de conspiração, e foram exacerbadas pela escassez de informações sobre o epicentro da epidemia, a cidade central de Wuhan, na província chinesa de Hubei.

Twitter afirmou que a conta foi permanentemente suspensa por violar a política contra manipulação da plataforma - Alastair Pike - 06.nov.2019/AFP

O Twitter confirmou à Reuters neste domingo que a conta do Zero Hedge foi permanentemente suspensa por violar a "política contra manipulação" da plataforma.

O Zero Hedge afirmou que inicialmente acreditou que a suspensão foi causada por um artigo publicado na sexta-feira sobre acobertamento do coronavírus. Mas a publicação informou depois que o Twitter recebeu uma queixa enviada pelo veículo BuzzFeed sobre um outro artigo publicado.

O BuzzFeed afirmou que o Zero Hedge publicou informações pessoais de um cientista de Wuhan em um artigo que faz alegações sobre o coronavírus ter sido criado como uma "arma biológica". O artigo recebeu o título: "É este o homem por trás da pandemia global de coronavírus?"

Representantes do BuzzFeed não comentaram o assunto.

Na semana passada, o Twitter afirmou que "aqueles que se engajarem em tentativas coordenadas de disseminar informação falsa sobre a crise de coronavírus serão removidos do serviço".

O Zero Hedge, que cobre principalmente economia e finanças, tinha mais de 670 mil seguidores no Twitter até a suspensão da conta.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas