Siga a folha

Diretor financeiro da BB Seguridade assume presidência interina do IRB

Maior resseguradora do país enfrenta questionamentos após fundo de Warren Buffett negar participação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O IRB Brasil RE (Instituto de Resseguros do Brasil) anunciou na noite desta quarta-feira (4) que o então presidente, José Carlos Cardoso, e Fernando Passos, diretor financeiro, renunciaram aos cargos.

Werner Süffert, que já foi membro do Conselho de Administração do IRB e que ocupava o cargo de diretor-financeiro na BB Seguridade, assumirá o lugar de Passos e ocupará interinamente a presidência da companhia até a chegada de um novo executivo.

Süffert já renunciou ao posto que ocupava no BB Seguridade.

Cardoso e Passos estavam no centro de questionamentos sobre supostas declarações falsas sobre planos de investimentos da empresa do megainvestidor Warren Buffett na empresa.

O IRB já perdeu mais de R$ 24 bilhões em valor de mercado desde o início de uma crise de reputação, em fevereiro, que também tem como pano de fundo questionamentos a balanços da instituição e a renúncia do presidente do conselho.

Com o ciclo de alta da Bolsa e a saída do governo federal da empresa, o IRB se valorizou mais de 200% entre 2017 e 2019 - Diego Padgurschi-9.mai.15/Folhapress

Em 2 de fevereiro, a Squadra Investimentos apontou para supostos erros contábeis nas demonstrações financeiras da companhia; haveria indícios de que os lucros normalizados (recorrentes) foram significativamente inferiores aos reportados.

O IRB negou e chegou a fazer, em 10 de fevereiro, teleconferência extraordinária para prestar esclarecimentos, mas investidores não ficaram satisfeitos. Na semana passada, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que a Berkshire Hathaway, empresa do megainvestidor Warren Buffett, havia praticamente triplicado a fatia de ações que detinha da resseguradora.

Nesta quarta, porém, a companhia americana afirmou que "não é atualmente acionista do IRB, nunca foi uma acionista do IRB e não tem intenção de ser acionista do IRB", o que fez as ações desabarem mais de 40%.

Em comunicado ao mercado, a IRB afirmou que o conselho de administração determinou a instalação de um procedimento para identificar as circunstâncias exatas da divulgação de informações, pela companhia, relativas à sua base acionária.

"Mais informações a respeito serão divulgadas ao mercado no momento oportuno", afirmou a empresa.

Em nota, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal e membro do conselho do IRB, e que ocupa interinamente a presidência do conselho de administração da resseguradora, disse que Werner "será fundamental para a boa relação do IRB Brasil com os acionistas e mercados em geral”.

“Sua extensa experiência no setor de seguros será fundamental para a sequência da companhia, que trilha o caminho da solidez e dos bons resultados”, afirmou.

Além da informação do jornal o Estado de S. Paulo, José Carlos Cardoso e Fernando Passos, afirmaram à XP Investimentos que havia uma aproximação da empresa com a Berkshire Hathaway.

A conversa entre IRB e XP fez parte de uma rodada de esclarecimentos a analistas após a renúncia de Ivan de Souza Monteiro da presidência do conselho de administração da resseguradora nesta segunda (2).

Segundo ata do conselho, foram problemas de saúde que o levaram a se desligar da companhia.

O analista Eduardo Guimarães, da gestora Levante Ideias, critica a falta de transparência do IRB. "Desde o início, toda a resposta da companhia foi ruim."

Na teleconferência de resultados, em 19 de fevereiro, as respostas sobre os temas levantados pela Squadra "não foram satisfatórias", afirma. 

Ante os acontecimentos, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu quatro processos para investigar as supostas falhas apontadas pela Squadra e a saída de Ivan Monteiro do conselho.

Do lado operacional de seguros, no entanto, o segmento segue despreocupado —o IRB está entre os maiores resseguradores do mundo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas