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Quarentena eleva pedidos de bebida alcoólica via delivery e ecommerce, mas consumo total cai

Setor diz que houve mudança no modo de consumir, não no volume; empresas já sofrem o impacto do isolamento

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São Paulo

Sem mesas de bares e de restaurantes para se reunirem e pedirem a cerveja gelada ou o vinho para acompanhar um bom prato, os consumidores em isolamento social se concentram em pedir mais uma pela internet. Ecommerces e deliverys de bebida registram em tempos de coronavírus um aumento de até 50% na demanda de etílicos.

O número de pedidos na Evino subiu 20% entre fevereiro e março em relação à mesma época de 2019, conta Ari Gorenstein, cofundador do ecommerce. Por ser o Mês do Consumidor, segunda principal data comercial para empresa atrás da Black Friday, os números costumam ser maiores, mas não esperavam esta cifra. A Evino registrou 72% novos clientes e a quantidade de garrafas vendidas subiu para 19%.

“Estamos numa situação privilegiada. Se aumentou o consumo em casa foi pela supressão dos outros setores, como os supermercados”, diz o executivo. “Entendemos que, passado o auge [das compras em casa], esse hábito vai seguir, e vamos ter um retorno de fidelização”, explica.

Aplicativos de entrega iFood e Rappi; setor de bebidas cresce com deliverys e ecommerce, mas registram queda em março - Gabriel Cabral/Folhapress

Os relatos de aumento em casa é um fenômeno global e começa a preocupar as autoridades na área de saúde. Na quarta-feira (15), a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou que governos deveriam limitar a venda de bebidas alcoólicas durante as quarentenas.

Segundo Jessica Gordon, presidente da Bebida na Porta, startup de entregas, a alta demanda não necessariamente representa um aumento de consumo durante a quarentena, mas principalmente o deslocamento no loca de consumo. Se antes os bares ficavam lotados durante a noite, hoje o consumidor bebe com os amigos por videoconferência, por exemplo.

O Zé Delivery, Empório e Sempre em Casa, canais de entrega de bebidas da Ambev, também registraram aumento na demanda, mas a empresa afirma que a alta dos pedidos pela internet não compensa a queda nas vendas decorrente do fechamento de bares e restaurantes.

A cervejaria afirma que somando todos os canais houve diminuição nas vendas com a quarentena.

Segundo a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), entre os dias 15 e 31 de março, ocorreu uma queda média 52% no faturamento do setor e 40% das empresas disseram que já sentiram retração nas vendas após o isolamento social.

Outra mudança que observaram no Bebida na Porta foi o comportamento no horário dos pedidos. Antes, eram mais frequentes à noite e no começo da madrugada. Nas últimas semanas, começaram a ter picos no final da tarde até o começo da noite.

A expectativa é que pedidos online podem ganhar um novo espaço quando a quarentena acabar. “O isolamento mostra que é prático e em conta pedir bebida em casa”, diz Gordon.

De acordo com a pesquisa da Abrabe encomendada à KPMG no fim de 2019, 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontecia em locais de convívio social, como bares, baladas e restaurantes.

O impacto no setor de bebidas gerado pelo novo coronavírus será parecido ao que aconteceu em 2016, avalia Angélica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor Internacional. Entre 2015 e 2017 o país passava por uma crise econômica, e o consumo de bebidas foi deslocado das mesas de bares para dentro das casas com o objetivo de aliviar as contas no fim do mês.

No entanto, naquela época, mesmo com a mudança no perfil de consumo, ainda era possível ir a bares e restaurantes, diz Salado. “O consumo dentro de casa que estamos tendo hoje não é o suficiente para suportar o impacto do vírus”, conta.

A gerente de pesquisa avalia que pequenas empresas de bebidas podem não sobreviver, enquanto as de grande porte devem acompanhar a demanda dos consumidores e apostar na produção de rótulos que são mais requisitados para superar a crise. “Também é necessário uma boa estratégia digital, voltada para o e commerce e para o delivery”, diz.

A perspectiva para o setor é de uma recuperação lenta, afirma. Antes da Covid-19, a Euromonitor esperava que recuperação do impacto de 2016 chegaria em 2022. Com o avanço da doença, a perspectiva é que os níveis pré-crise voltem entre 2023 e 2024.

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