Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Facebook foi interrogado sobre suposta tentativa de monopólio, diz jornal

Companhia teria comprado potenciais rivais para evitar ameaças futuras, segundo Wall Street Journal

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

San Francisco

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos questionou nesta semana o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, sobre supostas violações da lei antitruste do país, segundo informações do jornal americano The Wall Street Journal.

O movimento da FTC é um indicativo de que a agência estaria avançando em investigação sobre uma suposta estratégia do Facebook em comprar potenciais rivais com o objetivo de evitar ameaças competitivas futuras, segundo o jornal.

O Facebook confirmou, na quinta-feira (20), que seus executivos foram interrogados pela FTC.

"Estamos comprometidos em cooperar com a investigação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e a responder a todas as perguntas que a agência possa ter", declarou um porta-voz da empresa, que não confirmou se Zuckerberg testemunhou.

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, interrogado por comitê de antitruste no fim de julho - Graeme Jennings/AFP

De acordo com o site de notícias Politico, Zuckerberg foi questionado virtualmente e sob juramento pela comissão durante dois dias desta semana. As investigações da FTC nem sempre levam a ações judiciais.

No mês passado, Zuckerberg e os diretores executivos Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon) e Sundar Pichai (Google) foram interrogados por mais de cinco horas durante uma apresentação sem precedentes, por videoconferência, diante de um comitê da Câmara de Representantes que investiga o domínio das grandes empresas de tecnologia sobre o mercado.

O presidente de um comitê antimonopólio do Congresso afirmou que as gigantes do Vale do Silício são poderosas demais e sairão ainda mais fortalecidas da pandemia do coronavírus.

Com The Wall Street Journal e AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas