Siga a folha

China vai lançar iniciativa para regras globais de proteção de dados

Esforço do gigante asiático quer combater tentativa de isolamento promovidas pelos EUA

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bangalore | Reuters

A China está lançando uma iniciativa para definir padrões globais de segurança de dados, combatendo esforços dos EUA para persuadir países a isolarem suas redes da tecnologia chinesa, relatou o Wall Street Journal nesta segunda-feira.

Sob sua "Iniciativa Global sobre Segurança de Dados", a China apelaria a todos os países para lidar com a segurança de dados de uma "maneira abrangente, objetiva e baseada em evidências", disse o jornal, citando um rascunho revisado.

A iniciativa exorta países a se oporem à "vigilância em massa contra outros Estados" e pedir às empresas de tecnologia que não instalem recursos para obter ilegalmente dados, controlar ou manipular sistemas e dispositivos dos usuários.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, deve anunciar a iniciativa na terça-feira em um seminário em Pequim sobre governança digital global, disse o relatório.

Diplomatas chineses abordaram diversos governos em busca de apoio para a nova iniciativa de Pequim, segundo o relatório.

O governo do presidente Donald Trump nos últimos meses aumentou restrições às empresas chinesas, citando preocupações com a segurança nacional. Washington também lançou uma iniciativa de "Rede Limpa" para excluir empresas de tecnologia chinesas percebidas como uma ameaça à segurança nacional.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas