Obra vai da filosofia à economia em busca de orientações para investimentos
Sócio-fundador da Empiricus e diretor de comunicação da empresa lançam obra para novos investidores
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Com o forte fluxo de entrada de novos investidores na Bolsa de Valores observado recentemente —mais de 1 milhão só em 2020—, cresce a busca por orientações sobre como melhor investir seu dinheiro. A conjuntura de juros baixos, com a Selic em sua mínima histórica, e mercados turbulentos impulsionam o movimento.
Com lançamento previsto para o dia 25, o livro “Princípios do Estrategista” busca suprir essa demanda. A obra, assinada por Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, e Ricardo Mioto, diretor de comunicação da empresa, vai da filosofia à economia, passando pela física e psicologia, para orientar investidores na construção de uma estratégia.
Nessa empreitada, os autores lançam mão desde reflexões a partir de grandes nomes da economia e da filosofa, anedotas do mercado financeiro e a própria experiência de cada um.
Em novembro de 2019, os autores disponibilizaram o primeiro capítulo do livro na internet para comentários de leitores, em uma proposta colaborativa. Na época, o título provisório era “Investimentos para Céticos”. Apesar da mudança na capa, o texto mantém a abordagem mais leve e descontraída, na contramão do dogmatismo que caracteriza muitas obras do tipo.
O livro abre, por exemplo, com a frase: “Todos os bons investidores se parecem, mas os investidores ruins são ruins cada um à sua maneira”.
Com prefácios escritos por André Esteves, sócio-sênior do BTG Pactual, e Gilson Finkelsztain, presidente da B3, a obra é dividida em capítulos, cada um com foco em determinados problemas e suas possíveis respostas.
Apesar de a proposta principal ser apresentar o funcionamento do mercado financeiro, o público-alvo buscado abrange tanto quem começou a investir há pouco tempo quanto aqueles que já acumulam experiência na área.
Princípios do Estrategista
Autores: Felipe Miranda e Ricardo Mioto
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Preço: R$ 59,90 e R$ 29,90 (ebook)
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters