Siga a folha

Descrição de chapéu apple

Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mostra pesquisa Kantar

Empresas chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que principais nomes da Europa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Guy Faulconbridge Ben Makori
Londres | Reuters

A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de US$ 684 bilhões, seguida pela Apple, com US$ 612 bilhões, e pelo Google, da Alphabet, com US$ 458 bilhões, disse a Kantar.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.

"As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global", disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

Amazon - Angela Weiss - 30.mar.20/AFP

Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla.

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para US$ 42,6 bilhões, disse a Kantar.

As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.

A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.

As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking.

As 100 maiores marcas do mundo valem juntas US$ 7,1 trilhões, disse Kantar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas