Descrição de chapéu apple google Internet

Poder de mercado dos assistentes pessoais de Apple, Amazon e Google preocupa

Pesquisa aponta problemas, como impossibilidade de instalação de segundo assistente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | Reuters

O poder de mercado dos assistentes pessoais de Amazon, Apple e Google tem preocupado reguladores europeus, que veem chance de haver práticas que violam leis de defesa da concorrência.

A Comissão Europeia divulgou a avaliação nesta quarta-feira (9), depois de uma análise de um ano sobre o mercado de assistentes digitais e outros dispositivos conectados. Mais de 200 empresas responderam a questionamentos da comissão.

Investigações similares realizadas anteriormente sobre setores como comércio eletrônico, medicamentos e serviços financeiros levaram a casos contra as empresas investigadas e a multas pesadas.

Os assistentes pessoais Alexa, Siri e Google Assistant são os mais populares na Europa. O mercado global deve dobrar para 8,4 bilhões de aparelhos entre 2020 e 2024, segundo a Statista.

Echo Show 5, assistente da Amazon com tela; produto está na pré-venda
Lançamento da versão da Alexa, sistema de inteligência artificial da Amazon, que fala português do Brasil - Danilo Verpa - 2.out.19/Folhapress

"Vimos indicações de que algumas práticas que conhecemos muito bem podem levar ao surgimento de 'gatekeepers'", disse a comissária europeia de defesa da competição, Margrethe Vestager, a jornalistas.

"E pelos resultados preliminares publicados hoje, parece que nossas preocupações são compartilhadas por muitos", disse ela.

A agência de defesa da competição da UE citou que os participantes da pesquisa mencionaram preocupações sobre certa exclusividade e práticas vinculantes relacionadas aos aparelhos que incluem impossibilidade de instalação de um segundo assistente pessoal em um dispositivo.

Uma segunda preocupação é sobre fornecedores de assistentes pessoais promovendo seus próprios serviços ou os de terceiros por meio de configurações pré-ajustadas, o que restringe o acesso de rivais aos consumidores.

Uma terceira preocupação é a falta de interoperabilidade entre os aparelhos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.