Siga a folha

Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaro sugere usar dividendos da Petrobras em fundo para estabilizar preço de combustíveis

Presidente afirma que discutiu criação de mecanismo com presidente do BNDES

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu a criação de um "fundo regulador" para estabilizar o preço dos combustíveis utilizando dividendos da Petrobras pagos à União.

Ao citar a ideia, Bolsonaro afirmou que "ninguém vai meter a mão em nada".

O mandatário afirmou, em sua live semanal nesta quinta-feira (30), ter discutido a proposta com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

"Vim conversando com Montezano hoje no avião pegando dicas com ele [sobre] o que a gente pode fazer. É criar um fundo regulador, ver o lucro da Petrobras que veio para o governo federal, para nós... ninguém vai meter a mão em nada", declarou.

"Será que esse dinheiro da Petrobras que veio para nós... será —não estou afirmando—, que é um lucro bilionário, não podemos converter e ir para esse fundo regulador? Toda vez que dá um aumento você não repassar todo o aumento; ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e quando sobe, com esse caixa, compensa esse reajuste lá na frente", disse.

Aliados de Bolsonaro destacam que a alta dos valores dos combustíveis e do gás de cozinha se converteu numa das principais preocupações do Palácio do Planalto. O receio é que a persistência dos preços avance pelo ano eleitoral e crie mais uma dificuldade para o projeto de reeleição do mandatário.

Na quarta (29), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que está sendo estudado o estabelecimento de um fundo de estabilização que não mexa na política de preços da Petrobras. Segundo ele, os recursos poderiam ser alimentados com dividendos repassados majoritariamente para a União ou com recursos do gás do pré-sal.

Na live desta quinta, Bolsonaro defendeu novamente o projeto que muda a cobrança de ICMS sobre os combustíveis. Ele disse que espera que os governadores trabalhem contra a medida.

"Lá dentro do Parlamento, contrário, vai ter o lobby de muitos governadores", argumentou.

O tema dos combustíveis ocupou boa parte da transmissão do mandatário nas redes sociais.

Ele se referiu ao recente reajuste feito no óleo diesel e no impacto dessa correção sobre os caminhoneiros.

"Lógico que [os caminhoneiros] estão chateados com este novo reajuste da Petrobras. Pesa bastante, sabemos disso. Quero que vocês entendam onde eu posso ir. Se eu tabelar [o preço] complica a situação".

Bolsonaro defendeu ainda a decisão da Petrobras de investir num programa social para garantir a compra de gás de cozinha por famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Petrobras informou na quarta que irá investir R$ 300 milhões no programa.

"Buscamos resolver os problemas. A Petrobras deve anunciar nos próximos dias, espero que se concretize, uma política de a cada dois meses entregar um botijão de gás para o pessoal do Bolsa Família. É uma ajuda, um alento", afirmou Bolsonaro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas