Siga a folha

Empresário de eventos virou motorista de aplicativo durante a pandemia

Fim das restrições só no último bimestre levou maioria das feiras de negócios para o ano que vem

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O segmento das grandes feiras de negócios está sendo reativado aos poucos, uma vez que muitos eventos já tinham sido adiados para 2022.

"Os expositores ficaram com medo de fazer um alto investimento e atrair pouco público", diz Ângelo Savino, presidente da ABBFEC (Associação Brasileira dos Buffets para Feiras e Eventos Corporativos) e dono da Pimenta-de-Cheiro Buffet e Eventos.

"A liberação total da capacidade só ocorreu este mês em São Paulo, e a maioria dos expositores já tinha decidido adiar os eventos para o ano que vem", diz o empresário de 61 anos, que atua no setor há mais de 30. Mas, durante a pandemia, precisou trabalhar como motorista particular e de aplicativo. Seu primeiro grande evento ocorreu mês passado, a Intersolar South American, no Expo Center Norte, em São Paulo. "Passei 20 meses sem emitir uma nota fiscal", diz.

O cenário agora é promissor: os centros de convenções estão completando rapidamente o seu calendário para 2022. "Temos uma expectativa muito boa de tudo voltar ao normal", diz Savino. Mas os organizadores dos eventos que foram adiados de 2020 para este ano estão tendo que entregar as festas e feiras assumindo para si todo o aumento de custos provocado pela inflação do período.

Feira ABCasa Fair, de decoração e utilidades domésticas, realizada em setembro no Expo Center Norte, em São Paulo - Divulgação

"As empresas estão muito endividadas, mas precisam entregar os eventos para honrar seus compromissos e continuar na ativa", diz Fátima Facuri, 56, presidente da ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Ela prevê um aumento de 10% nos serviços no ano que vem, para compensar em parte a inflação.

"Em vários ramos de negócios, é impossível fazer um evento virtual’, diz Fátima. "Como alguém vai degustar vinhos, conhecer novos sabores e pratos, ou sentir um produto cosmético se não for presencial?", questiona. "Fora isso, nada substitui o verdadeiro networking, a troca de contatos olho no olho".

Esta semana, no Rio, aconteceu no Centro de Convenções Sul América, entre os dias 11 e 13, a Expo Franchising ABF 2021, organizada pela Dois Lados Eventos para a Associação Brasileira de Franchising. Foi a primeira grande feira presencial de franquias desde o início da pandemia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas