Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

BlackBerry encerra serviços de sua linha de smartphones

Mudança marca fim da era dos aparelhos, pioneiros no envio de mensagens instantâneas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Akash Sriram Subrat Patnaik
Bengaluru (Índia) | Reuters

A BlackBerry está encerrando o serviço de smartphones corporativos, que eram carregados por executivos, políticos e por legiões de fãs no início dos anos 2000.

A mudança marca o fim de uma era, pois os telefones, que apresentavam um minúsculo teclado físico, foram pioneiros no envio de emails e mensagens instantâneas.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um dos usuários mais famosos de um aparelho BlackBerry, ganhou as manchetes em 2016 quando foi convidado a trocar de aparelho.

Blackberry é exibido em frente a outros modelos, em Waterloo, Bélgica - Mike Cassese - 14.nov.2012/Reuters

A Blackberry perdeu a preferência dos usuários com a chegada dos iPhones com tela sensível a toque e dispositivos Android rivais. Nos últimos anos, a empresa começou a desenvolver softwares de segurança digital e sistemas operacionais integrados para carros.

As redes sociais ficaram repletas de homenagens após o anúncio. Um usuário do Twitter relembrou que era uma "máquina fabulosa" e esperava que os telefones da empresa fossem ressuscitados.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama mexe em seu Blackberry na Casa Branca, Washington - Jim Bourg - 15.mai.2014/Reuters

Em 2020, a empresa disse que tomaria medidas para encerrar os serviços legados dos sistemas operacionais BlackBerry 10 e BlackBerry OS e dispositivos que executam eles não seriam mais suportados. A companhia também afirmou que os aparelhos não seriam capazes de receber ou enviar dados, fazer chamadas telefônicas ou enviar mensagens de forma confiável.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas