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Vai ter quebradeira de aventureiros no ecommerce, diz presidente do GPA

Segundo Jorge Faiçal, vendas pela internet já representam 9% do total comercializado pelo grupo

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Aluísio Alves
São Paulo | Reuters

O mercado brasileiro supermercadista vai assistir a um mix de encerramento de negócios e de consolidação nos próximos anos, em meio aos desafios da expansão do comércio eletrônico, disse nesta quarta-feira (2) o presidente-executivo do GPA (Grupo Pão de Açúcar), Jorge Faiçal.

"Vai ter muita quebradeira de aventureiros", disse o executivo durante evento do Credit Suisse transmitido pela internet.

Faiçal afirmou que as vendas pelo ecommerce no geral triplicaram nos quase dois anos de pandemia, para cerca de 1,5% do total, e que no GPA essa fatia já chega a 9% do que foi comercializado.

Cliente em mercado da rede Pão de Açúcar em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Ele citou uma série de desafios para supermercadistas venderem online, como a entrega de produtos em prazos cada vez mais curtos, o que encarece o processo e pressiona as margens.

Mas disse que o GPA considera que pode manter os mesmos níveis de rentabilidade do serviço físico, o que deve ser facilitado em parte pelo fato de o grupo ter cerca de 800 lojas pelo país, que podem ser usadas como centros de distribuição. Além disso, ele mencionou uma melhor distribuição dos funcionários entre os canais, que têm picos de movimento em dias e horários distintos.

Faiçal previu que as vendas do ecommerce no GPA devem até quintuplicar nos próximos quatro a cinco anos.

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