McPicanha sem picanha? Ministério da Justiça notifica McDonald's
Venda do lanche no DF é suspensa pelo Procon; McDonald's diz lamentar que 'a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas'
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O Ministério da Justiça notificou nesta quinta-feira (28) o McDonald's após a rede de fast food confirmar publicamente que os lanches de sua recém-lançada linha "Novos McPicanha" não são feitos com picanha, mas com um molho aromatizado. A informação gerou reclamações de consumidores nas redes sociais.
O Ministério da Justiça deu um prazo de dez dias para que a empresa envie esclarecimentos sobre possível propaganda enganosa, afirma em nota a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada à pasta.
A secretaria também afirma ter solicitado esclarecimentos ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) —neste caso, para saber se outras entidades estavam cientes da possibilidade de falsa propaganda.
Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.
O Procon-DF, por exemplo, já suspendeu as vendas do lanche no Distrito Federal nesta quinta.
A decisão do Procon local, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania, partiu de uma denúncia de consumidor, que alegava que o produto anunciado não teria o corte de carne em sua composição.
A representação paulista do órgão de defesa do consumidor, por sua vez, notificou o McDonald’s também nesta quinta. O Procon-SP pede à empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos, responsável pelo McDonald’s, explicações sobre a nova linha de sanduíches e a apresentação da tabela nutricional, atestando a composição de cada um dos ingredientes.
Em nota, o órgão de defesa do consumidor afirma que também foi pedido cópia dos materiais publicitários da linha 2022 e da linha anterior de sanduíches "de sabor acentuado de churrasco e/ou picanha", além dos gabaritos das embalagens do lanche.
Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.
Em resposta, o McDonald's afirma que "já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido".
Segundo o McDonald's, o lançamento "Novos McPicanha" tem esse nome para "proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco".
"A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas", diz a rede de fast food, em nota.
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