Siga a folha

Descrição de chapéu Folhainvest twitter

CVM solicita ao Twitter dados de usuários

Pedido faz parte de revisão da atuação de influenciadores digitais na plataforma

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paula Arend Laier
São Paulo | Reuters

Alguns usuários do Twitter foram notificados nesta quarta-feira (31) pela empresa de mídia social de que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) solicitou os dados da conta deles, como parte de uma revisão da atuação de influenciadores digitais.

"Informamos que a sua conta no Twitter é objeto de pedido de fornecimento de seus dados no âmbito da investigação em trâmite perante a Comissão de Valores Mobiliários", afirma o email da área legal do Twitter.

O email foi acompanhado de um documento da CVM com data de 8 de agosto, endereçado para Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter no Brasil.

Logo da rede social Twitter - Dado Ruvic/Reuters

"A Comissão de Valores Mobiliários requer informações relativas aos perfis de usuários da plataforma Twitter conforme listados no arquivo em anexo", diz o ofício, que pede entre os dados nome completo, CPF e email.

O prazo para encaminhamento das informações foi 23 de agosto. O email enviado aos clientes não traz o arquivo em anexo citado.

A CVM confirmou o envio do ofício e disse que trata-se "de trabalho de supervisão temática", envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela autarquia.

O Twitter afirmou que não comenta casos em andamento, mas destacou que envia notificações para avisar aos usuários quando recebe requisições relacionadas ao fornecimento de informações de sua conta. "Isso não quer dizer que o Twitter tenha os dados solicitados nem que os dados já foram fornecidos, mas sim que foram requisitados", acrescentou.

A Reuters confirmou com pelo menos dez perfis, a maioria dedicada a assuntos financeiros, o recebimento do email.

"Como muitos outros usuários da #Fintwit Brasil, eu recebi um email do Twitter informando que repassou os meus dados pessoais para a CVM devido a um pedido da autarquia do dia 08 de agosto", disse o analista Ricardo Gomes, do perfil @Woodyraiz.

"Estou a disposição para qualquer esclarecimento", afirmou Gomes, destacando que tem certificação CNPI e é credenciado pela Apimec/CVM.

(Colaborou Aluísio Alves)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas