Siga a folha

'Atrase salário e demita professor', diz áudio atribuído a Luciano Hang

PT veicula trecho de suposta conversa entre secretário de SC e empresário; empresário diz que falas estão fora de contexto

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O programa eleitoral do candidato do PT ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, exibiu neste sábado (22) um áudio atribuído ao empresário bolsonarista Luciano Hang, em que o dono da Havan teria sugerido que o estado atrasasse salários e demitisse professores.

A gravação seria de uma reunião entre Hang e o secretário da Fazenda do estado, Paulo Eli, que ocorreu em 2018.

Antes de exibir o áudio, a peça de campanha do PT começa questionando o que leva o empresariado bilionário de Santa Catarina a apoiar o senador, também bolsonarista, Jorginho Mello (PL) na disputa pelo governo estadual.

Luciano Hang participa de motociata com Bolsonaro - Eduardo Knapp - 1º.out.22/Folhapress

O locutor diz, então, que Hang, conhecido como "velho da Havan", busca obter vantagens para sua empresa a qualquer custo.

"Eu tenho que pagar o salário dos professores. Eu estou na iminência de atrasar salário", diz a voz atribuída ao secretário estadual.

"Atrasa o salário", teria rebatido Hang. "Atrasa o salário. Paulo, vai me desculpar, atrasa o salário, demita."

"Não, eu quero o imposto das lojas", teria respondido Eli, na sequência.

Em seguida, o empresário volta a sugerir que o secretário demita os professores. "Vocês estão pensando só no imposto de vocês para pagar o diabo dos professor [sic]. Demite a metade!"

A propaganda petista lembra que Hang apoia o senador Jorginho Melo, que disputa com Décio Lima no segundo turno.

Hang é um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre o empresariado. Quando foi confirmado que haveria um segundo turno entre o mandatário e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele comemorou o resultado e disse que a campanha de 2022 era uma "guerra espiritual".

"O brasileiro tem que entender o que está em jogo para que possa votar com mais consciência. É o futuro da família de cada um e das próximas gerações", afirmou Hang, em comunicado que circulou à época pelo WhatsApp.

A secretaria diz que o titular da pasta se reuniu em 2018 com empresários catarinenses, para tratar de questões tributárias.

Por meio de nota, a SEF/SC (Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina) afirma que reuniões são realizadas frequentemente com a classe empresarial.

"Especificamente em abril 2018, foi realizado um encontro entre o secretário da SEF/SC, Paulo Eli, e empresários do setor têxtil catarinense, para debater a Medida Provisória (MP) 220/2018, cujo texto abordava a redução de alíquota de ICMS entre contribuintes no estado, de 17% para 12%."

Segundo a comunicação da pasta, o secretário está em viagem e não pode dar entrevista no momento.

A campanha do ex-deputado Décio Lima disse que não iria se pronunciar sobre a propaganda.

Ao participar da superlive promovida pela campanha de Bolsonaro neste fim de semana, Hang não negou o conteúdo do áudio, mas disse que estava fora de contexto e que apenas tentou evitar um aumento de impostos que prejudicaria o setor têxtil catarinense.

"Quando o secretário na época falou que precisava aumentar os impostos para pagar as folhas de pagamento, eu disse 'não, você precisa melhorar a gestão, reduzir a máquina do estado, não importa o que vá fazer, se vai atrasar salário...'."

Hang reforçou ter sido contra o aumento de impostos e disse que a campanha do PT no estado lançou mão de uma fake news em nível nacional para prejudicar Bolsonaro.

"Moral da história, mandaram a MP 220 para a Assembleia Legislativa, os deputados não aprovaram, e a gente viu nos meses subsequentes que eles não deixaram de pagar salário nenhum, sobrou dinheiro no caixa do estado, tanto é que o estado continua acelerando, fazendo obras, ajudando inclusive em obras federais", complementou o varejista.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas