Nestlé planeja aumento de preços após ter lucro afetado por custos
Fabricante aumentou os preços em 8,2% no ano passado, mas não foi compensatório
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Nestlé aumentará ainda mais os preços neste ano, disse o presidente-executivo da empresa, Mark Schneider, nesta quinta-feira (16), depois que matérias-primas mais caras contribuíram para que o lucro líquido anual da companhia ficasse abaixo das expectativas dos analistas.
A fabricante do café solúvel Nescafé e das barras de chocolate KitKat aumentou os preços em 8,2% no ano passado, mas isso não compensou totalmente o impacto do aumento dos custos dos ingredientes nas margens.
"Nossa margem bruta caiu cerca de 260 pontos-base —isso é enorme. Isso depois de todos os aumentos que fizemos em 2022", disse Schneider a repórteres.
O analista do Barclays, Warren Ackerman, disse esperar que "quase todo" o volume abaixo do estimado seja o resultado da Nestlé ter repensado a variedade de produtos que fabrica e as restrições da cadeia de suprimentos.
O lucro líquido caiu para 9,3 bilhões de francos suíços (R$ 52,6 bilhões), abaixo das expectativas de 11,6 bilhões de francos suíços (R$ 65,6 bilhões), embora a previsão consensual não tenha levado em conta o prejuízo na subsidiária Aimmune da Nestlé no ano passado, disseram analistas.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters