Siga a folha

Descrição de chapéu juros Selic

Bancos dos EUA devem restringir crédito, diz secretária do Tesouro americano

Movimento deve conter necessidade de Fed subir juros

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

David Lawder Daniel Burns
Washington | Reuters

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que é provável que os bancos do país limitem as condições de empréstimo, após as recentes quebras de bancos. Isso pode aplacar a necessidade de mais aumentos das taxas do Federal Reserve (banco central norte-americano), de acordo com uma transcrição de entrevista dada por ela à CNN divulgada neste sábado (15).

Yellen disse em entrevista ao programa "Fareed Zakaria GPS" que as ações políticas para conter a ameaça sistêmica causada pelas quebras do mês passado do Silicon Valley Bank e do Signature Bank tinham causado a estabilização das saídas de depósitos, "e as coisas têm estado calmas".

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos Janet Yellen participou de mesa redonda, na sede do FMI (Fundo Monetário Internacional), com ministros da economia de outros países para discutir formas de continuar o avanço nas relações multilaterais de bancos de desenvolvimento, como o BNDES - REUTERS

"É provável que os bancos se tornem um pouco mais cautelosos neste ambiente", disse Yellen na entrevista que irá ao ar no domingo. "Já vimos algum aperto nos padrões de empréstimo no sistema bancário antes desse episódio, e pode haver mais alguns por vir."

Ela disse que isso levaria a uma restrição no crédito na economia que "poderia ser um substituto para mais aumentos de taxas de juros que o Fed precisa fazer."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas