Siga a folha

Zema diz que é favorável a federalizar estatais após reunião com Lula e Haddad

Desde 2023 se discute a federalização da Copasa, Cemig e Codemig para solucionar dívida de MG com a União

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Victor Borges
Brasília | Reuters

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (6) que é favorável à federalização de empresas estatais e demais medidas para solucionar a questão da dívida do estado com a União, mas afirmou que cabe à área econômica do governo federal analisar a viabilidade da proposta.

"O Ministério da Fazenda é o credor, ele que vai avaliar se a federalização é boa para o governo federal. Sou favorável a toda medida que venha a equacionar a dívida de Minas Gerais. Se for necessário, nós avançarmos nessa questão, o estado não vai se opor", disse Zema em entrevista a jornalistas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O governador Romeu Zema, o ministro Rui Costa, Lula e Fernando Haddad durante reunião nesta quarta (6), em Brasília - Ricardo Stuckert/Divulgação

Zema porém afirmou ser necessária uma análise mais aprofundada sobre o valor das empresas antes de seguir com as propostas e também defendeu que as companhias se tornassem empresas com capital pulverizado antes da federalização, como forma de aumentar o valor das mesmas ao fim do processo.

Desde o ano passado se discute a possibilidade da federalização de ativos estatais de Minas Gerais, incluindo as empresas Copasa, Cemig e Codemig.

A ideia seria que estatais mineiras de saneamento, energia e exploração de nióbio sejam utilizadas como forma de pagamento da dívida do estado com a União, em alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas