Siga a folha

Descrição de chapéu

Starbucks anuncia novo CEO após pressão de investidores

Brian Niccol, que comandava a rede de fast food Chipotle, assume o cargo em setembro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Gregory Meyer Maria Heeter James Fontanella-Khan
Nova York | Financial Times

A Starbucks anunciou Brian Niccol, que comandava a rede de fast food Chipotle, como o novo CEO da empresa em substituição a Laxman Narasimhan, que deixa o cargo imediatamente.

A mudança divulgada nesta terça-feira (13) é uma grande reviravolta na maior rede de cafés do mundo, que enfrenta queda nas vendas e pressão do grupo Elliott, um de seus principais investidores.

Loja da Starbucks, em Manhattan Beach, na Califórnia (EUA); empresa anunciou troca no seu comando - AFP

Niccol assumirá como CEO em 9 de setembro, e a diretora-financeira da empresa, Rachel Ruggeri, será a CEO interina até a posse de Niccol.

A alteração no comando ocorre após o fundador e ex-presidente da Starbucks, Howard Schultz, criticar a liderança de Narasimhan em um momento em que a empresa está lidando com uma demanda fraca e uma pressão por mudanças de Elliott.

Além do CEO, a Starbucks também nomeou Mellody Hobson, atualmente presidente do conselho e uma aliada próxima de Schultz, como sua diretora independente principal.

"(Niccol) tem meu respeito e total apoio", disse Schultz. "Agradeço a Mellody e ao conselho da Starbucks por seu profundo compromisso em moldar o futuro deste fenômeno global notável que é a Starbucks."

"Estamos entusiasmados em receber Brian na Starbucks. Sua carreira fenomenal fala por si", destacou Mellody Hobson, citando seu "histórico comprovado de impulsionar inovação e crescimento".

As ações da Starbucks subiram 11% nas negociações pré-mercado após a informação ser divulgada. Já as ações da Chipotle caíram 10%.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas