Siga a folha

Especialistas indicam 9 livros fundamentais para empreendedores

Biografias e obras sobre modelos de negócio estão entre sugestões

Prateleiras de livros - Jardiel Carvalho/Folhapress
 

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Começar uma nova empresa não é das tarefas mais fáceis. Aspirantes a empreendedores não precisam só de uma boa ideia: é necessário também comprometimento, gestão apropriada e disciplina para fazer o negócio vingar. Abaixo, professores, empreendedores e especialistas na área dão indicações de obras literárias que podem ajudar no início da empreitada.

A MARCA DA VITÓRIA
Phil Knight, ed. Sextante, R$ 49,90, 384 págs. Disponível em ebook por R$ 29,99  
“Livro que ajuda muito quem está empreendendo a se lembrar de que mesmo as maiores histórias empresariais de sucesso são cheias de desafios e percalços. Phil Knight, fundador da Nike, não foi exceção a essa regra e passou por vários momentos dificílimos na sua jornada empreendedora”, avalia Francisco Homem de Mello, fundador da plataforma de gestão e desempenho Qulture.Rocks e autor de “The 3G Way: Dream, People and Culture”, que retrata a cultura empresarial criada por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
 

ELON MUSK
Ashlee Vance, ed. Intrínseca, R$ 49,90, 416 págs., ou R$ 34,90 (ebook)
“Essa biografia sobre Musk, fundador de Paypal, Tesla e SpaceX (entre outras empresas), mostra um pouco mais sobre a história da SpaceX, que foi criada com uma parte importante do dinheiro de Musk e que quase quebrou antes de o primeiro foguete ir, com sucesso, para o espaço. A resiliência mental de Musk é de outro mundo”, afirma Francisco Homem de Mello.
 

O PODER DO HÁBITO
Charles Duhigg, ed. Objetiva, R$ 59,90, 408 págs. Também disponível em ebook por R$ 29,90 
“De uma forma instigante, o autor revela que quase 50% das decisões que tomamos diariamente são, de fato, hábitos, uma espécie de decisão no piloto automático. Uma empresa de sucesso precisa cultivar os hábitos construtivos. O livro mostra como funciona esse mecanismo e como transformá-lo quando não estiver adequado”, afirma Tirso de Salles Meirelles, presidente do Sebrae-SP.

MINHA VIDA, MINHA OBRA
Henry Ford, ed. Lebooks, R$ 9,90 (ebook) 
“O livro é a autobiografia de Henry Ford, autor da frase que deve ser o mantra de todo empreendedor: ‘O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência’. Ford é um dos empreendedores de maior criatividade e poder de realização, com seu olhar focado nas necessidades dos consumidores e sua paixão pela inovação e tecnologia”, diz Tirso de Salles Meirelles, do Sebrae-SP.

STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR
Steve Blank e Bob Dorf, ed. Alta Books, R$ 108,90, 572 págs. Disponível em ebook por R$ 87,12
“É uma obra abrangente, que introduz a metodologia de desenvolvimento do cliente e apresenta um guia sobre como startups identificam e validam suas ideias a partir de necessidades reais das pessoas. O livro ressalta a importância de ‘sair da sala’ e ir a campo para compreender o processo de geração de valor com o objetivo de desenvolver produtos e serviços que os clientes realmente queiram”, diz Marcus Salusse, professor e coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV.

BUSINESS MODEL GENERATION: INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, ed. Elsevier/Alta Books, R$ 109, 300 págs. 
“É um livro agradável, que explora inúmeros tipos de modelos de negócio, além de conceitos de estratégia  em geral. A obra, que se tornou um clássico da área, permite que empreendedores iniciais e mesmo os estabelecidos possam analisar o seu modelo de negócio e identificar formas de inovar”, avalia Marcus Saluse, da FGV.

AS UPSTARTS: COMO A UBER, O AIRBNB E AS KILLER COMPANIES DO NOVO VALE DO SILÍCIO ESTÃO MUDANDO O MUNDO
Brad Stone, ed. Intrínseca, R$ 54,90, 354 págs. Também está disponível em formato ebook por R$ 11,37
“Criar uma startup é muito diferente de fundar um negócio tradicional, por mais inovador que esse negócio tradicional seja. Por isso este livro é leitura obrigatória para qualquer empreendedor de startup. É ainda mais indicado para aqueles que não têm formação em tecnologia, assim como os empreendedores iniciais de Uber e Airbnb”, recomenda Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo e inovação do Insper.

O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS: COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO QUANDO NÃO EXISTEM RESPOSTAS PRONTAS
Ben Horowitz, ed. WMF Martins Fontes, R$ 44,90, 312 págs. Também disponível em ebook por R$ 25,11
“Boa parte dos livros de empreendedorismo fantasiam o sonho grande como um conto de fadas. Horowitz narra a sua própria trajetória, falando mais de burradas, feridas, tombos, perdas e noites em que acordava suando e assustado”, diz Marcelo Nakagawa, do Insper.

A STARTUP ENXUTA
Eric Ries, ed. Leya Casa da Palavra, R$ 39,90, 288 págs. Também disponível em ebook por R$ 13,99
“É um bom livro para quem está começando nesse universo, seja um empreendedor ou até um colaborador. A obra é uma espécie de manual, ideal para compreender os processos de uma startup”, afirma Renata Zanuto, responsável pelo relacionamento com startups do centro de empreendedorismo tecnológico Cubo Itaú, em São Paulo.
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas