Siga a folha

Descrição de chapéu Venezuela

Apesar de apelos de Guaidó, chavismo não demonstra cisão na Venezuela

Autoproclamação de líder do Legislativo como presidente pegou parte da oposição de surpresa

Militares leais a Maduro discursam na frente de retratos de Simon Bolívar e Hugo Chávez - Manaure Quintero/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

No discurso em que se autoproclamou presidente interino venezuelano, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó acenou às Forças Armadas e a chavistas dissidentes, mas, passado um dia, não há sinais de cisão interna no grupo de apoio ao ditador Nicolás Maduro.

"Não se trata de torcer o braço de ninguém, aqui vamos estender as mãos”, discursou o parlamentar.

Nesta quinta-feira (24), porém, o pronunciamento do ministro da Defesa, general Vladimir Padrino em defesa de Maduro foi uma ducha fria para a oposição. Ao lado de outros oficiais, o militar classificou a ação de Guaidó de "um golpe de Estado contra a institucionalidade, contra a democracia, contra nossa Constituição”.

A lealdade das Forças Armadas tem sido uma prioridade do chavismo. Depois de sobreviver a um golpe cívico-militar, em 2002, o então presidente Hugo Chávez, ele mesmo um tenente-coronel, aumentou as promoções, promoveu expurgos, decretou prisões e distribuiu cargos e benesses para assegurar o apoio da caserna. 

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, ao lado de membros da cúpula do Exército em entrevista coletiva em Caracas nesta quinta (24) - Manaure Quintero/Reuters

​Um reflexo disso é que existem ao menos 2.000 oficiais-generais na Venezuela. Para comparação, os Estados Unidos contam com cerca de 900, e o Brasil, em torno de 300. 

Com a crise dos últimos anos, essa presença militar ampliou. O maior exemplo é a estatal petroleira PDVSA, responsável por cerca de 95% dos ingressos por exportação do país. Desde 2017, é comandada pelo general Manuel Quevedo, que também acumula o cargo de ministro do Petróleo.
 
Maduro também nomeou generais com títulos curiosos. Para combater a escassez, que atribui à “guerra econômica” dos Estados Unidos, Maduro nomeou o “general do arroz e feijão” e o “general da farinha de trigo”, entre outros, para administrar a distribuição de alimentos.

A autoproclamação de Guaidó, declarada em meio a um protesto histórico, que mobilizou centenas de milhares de manifestantes em Caracas, pegou parte da oposição de surpresa. Deputados de partidos importantes, como Primeiro Justiça, não souberam com antecedência, segundo revelou o jornal oposicionista TalCual.

Por outro lado, Guaidó, 35, contou com o aval de Leopoldo López, popular líder oposicionista. Atualmente em prisão domiciliar, ele é o principal nome do Vontade Popular, o mesmo partido do presidente da Assembleia.

Especialista em Venezuela, a cientista política Jennifer McCoy afirma que a autoproclamação foi coordenada por Guaidó e EUA e teve rápido reconhecimento internacional, mas ela questiona se agora existe um plano para o passo seguinte.

“Apostar na pressão internacional para motivar os militares a abandonar Maduro é é realmente arriscado”, escreveu, em sua conta no Twitter, a professora da Universidade Estadual da Georgia.

Além de Washington, Brasil, Colômbia, Canadá e Argentina, entre outros países, reconheceram Guaidó. Maduro obteve respaldo de Cuba, China e Rússia, enquanto a União Europeia voltou a defender eleições gerais e transparentes.

A existência de “dois governos”, em que nenhuma instituição venezuelana é reconhecida pelos dois lados, faz com que a solução deixe a esfera legal para a política, avalia Miguel Mónaco, diretor do Instituto de Investigações Jurídicas da Ucab (Universidade Católica Andrés Bello).

O jurista afirma que Asssembleia Nacional, controlada pela oposição, fez um gesto nesse sentido ao propor uma lei da anistia para que governistas aceitem abandonar Maduro e reinstalar a democracia.

“A pergunta não é o que acontece após a juramentação, mas o que se deve fazer para que o governo Maduro aceite restituir a ordem constitucional ou possa ser obrigado legalmente a isso”, conclui Mónaco.


Os líderes da oposição


Juan Guaidó (Vontade Popular) 
Em 2019, assumiu o comando da Assembleia Nacional e declarou-se presidente interino do país

Leopoldo López  (Vontade Popular)
Em 2015, foi condenado por instigar manifestações. Desde 2017, cumpre prisão domiciliar

Henrique Capriles (Primeiro Justiça)
Disputou a Presidência contra Chávez e Maduro. Em 2017, teve os direitos políticos cassados

Júlio Borges (Primeiro Justiça) 
Ex-chefe da Assembleia, foi acusado de tentar matar Maduro. Vive no exílio

María Corina Machado (Vente Venezuela)
Ex-deputada, perdeu os direitos políticos em 2014

Antonio Ledezma (Sou Venezuela) 
Ex-prefeito de Caracas, foi detido sob acusação de conspiração. Em 2017,  fugiu da Venezuela

Henri Falcón (Avanço Progressista)  
Disputou a presidência com Maduro nas eleições de 2018

Raúl Baduel
Ex-general ligado a Chávez, foi preso em 2010, por corrupção, e em 2017, por traição à pátria

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas