Siga a folha

Descrição de chapéu Venezuela

Governo dos EUA anuncia retirada de todos os seus diplomatas da Venezuela

Data para saída de funcionários ainda não foi definida

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | Reuters

Os Estados Unidos informaram na noite de segunda-feira (11) que todos os funcionários e diplomatas que ainda atuam na Venezuela deixarão o país nos próximos dias.

Em 24 de janeiro deste ano, um dia após os EUA reconhecerem Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, Washington anunciou que reduziria a equipe que trabalhava na Venezuela, o que incluiu o retorno de familiares e de parte dos funcionários.

"Essa decisão é consequência da contínua deterioração da Venezuela, assim como da constatação que a presença de uma missão diplomática no país se tornou um entrave à política externa americana", escreveu o secretário de Estado, Mike Pompeo, em uma rede social.

Grande parte da Venezuela, incluindo áreas da capital, Caracas, está sem energia elétrica desde a última quinta-feira (7), comprometendo as exportações de petróleo e deixando pessoas com dificuldade para obter água e comida.

O ditador Nicolás Maduro tem dito que o apagão, que já dura cinco dias, é resultado de uma sabotagem dos Estados Unidos na usina hidrelétrica de Guri.

O regime venezuelano determinou novamente a suspensão das aulas e do funcionamento de empresas e estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (12). 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas