Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

'Ligação com nazismo deixa esquerda apavorada', diz Ernesto Araújo

Em blog, ministro reafirmou que nazismo pode ser um movimento de esquerda

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília | DW

Em artigo publicado em seu blog pessoal, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou neste sábado (30) que a esquerda fica "apavorada" com o debate que a associa ao nazismo. 

O chanceler reafirmou no texto sua posição de que é possível dizer que o nazismo é um movimento de esquerda.

Em recente entrevista ao canal no YouTube Brasil Paralelo, que propaga a linha de pensamento do ideólogo Olavo de Carvalho, Araújo afirmou que "fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda". Antes de assumir o cargo no governo de Jair Bolsonaro, Araújo já havia dado declaração neste sentido.

Na entrevista divulgada em 17 de março, o chanceler é questionado sobre a diferença entre o nacionalismo que defende e o pregado pelos regimes autoritários passados de Alemanha, Itália e Rússia. O ministro respondeu que o sentimento nacional teria sido distorcido por grupos que o utilizaram para chegar ao poder. 

"Uma coisa que eu falo muito é dessa tendência da esquerda de pegar uma coisa boa, sequestrar, perverter e transformar numa coisa ruim. É mais ou menos o que aconteceu com esses regimes totalitários. Isso tem a ver com o que eu digo, que fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante conferência no Itamaraty - Evaristo Sa/AFP

A entrevista causou polêmica e a reação de historiadores, que criticaram as palavras do ministro. A tese de que o nazismo era um movimento de esquerda é considerada absurda e desonesta por acadêmicos e diplomatas europeus.

A afirmação vai contra o amplo consenso acadêmico e político sobre o tema na Alemanha, onde a disputa sobre a classificação da ideologia nazista é inexistente entre historiadores renomados.

"Quando um ministro do Exterior faz esse tipo de afirmação, considero altamente problemático diplomaticamente e um absurdo cientificamente", afirma a historiadora Stefanie Schüler-Springorum, diretora do Centro para Pesquisa sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim.

O historiador Wulf Kansteiner, da Universidade de Aarhus, deixa claro que os nazistas jamais seguiram políticas de esquerda. "Ao contrário, propagavam valores da extrema direita, um extremo nacionalismo, um extremo antissemitismo e um extremo racismo. Nenhum especialista sério considera hoje o nazismo de alguma forma um fenômeno de esquerda. Por isso, da perspectiva acadêmica histórica, essa declaração é uma asneira", afirma.

Araújo, porém, voltou a fazer a associação neste sábado. "A esquerda fica apavorada cada vez que ressurge o debate sobre a possibilidade de classificar o nazismo como movimento de esquerda", disse em seu blog.

"Dá a impressão de que existe aí um perigoso segredo de família, cuidadosamente guardado. Eu opinei que o nazismo é de esquerda, e imediatamente a esquerda (junto com o mainstream por ela dominado sem o saber) chegou correndo com seus extintores de incêndio, ou melhor, seus extintores de verdade, tentando apagar essa ideia", ressaltou.

Segundo o ministro, "o nazismo era anti-capitalista, anti-religioso, coletivista, contrário à liberdade individual, promovia a censura e o controle do pensamento pela propaganda e lavagem cerebral, era contrário às estruturas tradicionais da sociedade. Tudo isso o caracteriza como um movimento de esquerda".

"Portanto, o nazismo era anti-liberal e anti-conservador. A esquerda também é anti-liberal e anti-conservadora", escreveu.

De acordo com ele, "de maneira esquemática, podemos dizer que o nazismo constituiu um amálgama esquerdista-conservador, onde a ideologia revolucionária capturou e utilizou para seus fins um dos importantes elementos do campo conservador, o nacionalismo".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas