Siga a folha

Com 89 a bordo, aeronave da Embraer pousa em Mianmar sem rodas dianteiras

Piloto da Myanmar Ailines realizou proeza após aparelho ter problemas no trem de pouso; ninguém ficou ferido

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Aeronave da Embraer, operada pela Myanmar National Airlines, após pouso de emergência no aeroporto internacional Mandalay - AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Yangon (Mianmar) | AFP

Uma aeronave Embraer-190, operada pela companhia aérea Myanmar Airlines, pousou neste domingo (12) em Mianmar sem as rodas dianteiras.

O voo UB-103 pousou em Mandalay, segunda maior cidade do país, e as 89 pessoas a bordo do avião fabricado no Brasil saíram ilesas.

Apesar de um problema no trem de pouso dianteiro, o piloto conseguiu realizar uma proeza, elogiada por especialistas, anunciou a Aviação Civil birmanesa.

Quando se aproximava do aeroporto de Mandalay, no norte de Mianmar, os sinalizadores do avião indicaram que a roda dianteira não tinha saído de seu compartimento.

O piloto avisou a torre de controle e fez um sobrevoo a baixa altura para que, da terra, confirmassem se a roda tinha saído, ou não. Ao verificar que continuava dentro do compartimento, o piloto fez vários tentativas fracassadas de corrigir a situação, mas acabou optando por um pouso de emergência. 

"Então, o piloto precisou aterrizar sobre as rodas traseiras e, com habilidade, perder velocidade antes de tocar a pista" com a parte dianteira da aeronave, relatou o diretor adjunto de segurança aérea de Mianmar.

Em um comunicado, a fabricante brasileira Embraer anunciou "sua plena cooperação com as autoridades para ajudar a investigação".

Esse é o segundo acidente com aviões em Mianmar nesta semana, após uma aeronave da  Biman Bangladesh Airlines derrapar devido a fortes ventos na quarta-feira (8) em Yangon, ferindo ao menos 17 dos passageiros a bordo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas