Siga a folha

Descrição de chapéu Venezuela

ONU cria missão independente para investigar violações de direitos humanos na Venezuela

Medida foi resultado de proposta liderada pela diplomacia brasileira

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Genebra | AFP

O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu  nesta sexta (27) criar uma missão internacional independente para investigar as violações de direitos humanos na Venezuela.

A medida, rejeitada por autoridades do país, foi resultado de uma proposta liderada pelo governo Bolsonaro e debatida entre o Itamaraty e o Departamento de Estado dos EUA como forma de pressionar o regime do ditador Nicolás Maduro.

Michelle Bachelet, alta comissária para direitos humanos da ONU, durante apresentação de relatório sobre Venezuela, em Genebra - Denis Balibouse/Reuters

A resolução foi aprovada no Conselho em Genebra por 19 votos a favor e sete contra —houve 21 abstenções.

Teve o apoio do Grupo de Lima (coalizão de países latino-americanos e Canadá que se opõem à ditadura venezuelana) e da União Europeia. Cuba foi um dos países que votaram contra, enquanto Uruguai e México optaram pela abstenção.

A resolução pede que a missão, que terá os integrantes definidos pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos, seja "enviada urgentemente" à Venezuela.

O grupo terá de investigar "casos de execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados, detenção arbitrária, tortura e outros maus tratos desumanos e degradantes ocorridos desde 2014, com o objetivo de assegurar a plena prestação de contas dos autores e justiça para as vítimas", afirma o texto aprovado.

Depois do anúncio do resultado da votação, o embaixador venezuelano no Conselho, Jorge Valero, advertiu que o país não vai cooperar com a missão. "A imposição de mecanismos de monitoramento adicionais nunca contará com o consentimento do meu país", disse.

A decisão foi tomada um dia depois que a Venezuela conseguiu a aprovação de outra resolução no Conselho sobre "o fortalecimento da cooperação" no âmbito dos direitos humanos com o gabinete da alta comissária dos Direitos Humanos, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet.

Na terça-feira (24), Bachelet anunciou a assinatura de um acordo com a Venezuela destinado a aumentar a cooperação em termos humanitários e que tem, entre seus objetivos, a abertura de um escritório permanente no país.

Antes que isto se concretize, a Venezuela aceitou a "presença contínua" de dois funcionários do Alto Comissariado em Caracas.

Em um duro relatório apresentado em 9 de setembro, Bachelet denunciou torturas, desaparecimentos e execuções extrajudiciais na Venezuela, mas até agora não havia solicitado uma investigação.

Um primeiro relatório havia sido apresentado em 4 de julho, no qual a comissária denunciou a erosão do Estado de direito na Venezuela, advertindo também que as sanções internacionais agravavam a crise no país.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas