Siga a folha

Colunista da Folha Mathias Alencastro quer conversar com você

Cientista político fará videoconferências com leitores para responder perguntas sobre temas internacionais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nos últimos meses, as notícias sobre a pandemia da Covid-19 parecem ter ficado, ao mesmo tempo, mais repetitivas e mais complexas.

Para compreender o mundo em tempos de coronavírus, ou para mudar de assunto e falar de outras coisas que acontecem fora do Brasil, a Folha decidiu colocar o colunista Mathias Alencastro à disposição dos leitores.

"Esta fase da quarentena torna mais interessante a ideia de conversar com pessoas que não conhecemos, é ainda mais animador", diz ele.

Mathias Alencastro, colunista da Folha, é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford - Keiny Andrade/Folhapress

Não se trata de mais uma live. O leitor ou leitora que quiser conversar cara a cara (na verdade, tela a tela) com o cientista político pode mandar um email para enviesuanoticia@grupofolha.com.br até a próxima quarta-feira (3/6).

O jornal entrará em contato para marcar um horário com os selecionados, que receberão uma vídeo-ligação do colunista. As chamadas serão gravadas, e, ao fim, a TV Folha disponibilizará o vídeo para que todos os leitores possam assistir às conversas.

"Penso que os comentários escritos dificultam a interação, é um formato mais restrito", afirma Alencastro. "Esta é uma oportunidade de conhecer melhor os leitores da coluna, e, sabendo mais sobre eles, as colunas ficam melhores."

O cientista político, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford, também diz acreditar que uma parte significativa das perguntas será sobre a imagem do Brasil no exterior.

"É algo que afeta muito mais a vida das pessoas do que se pensa", diz ele, citando o caso de brasileiros que têm familiares no exterior e daqueles que planejam emigrar.

Não há, no entanto, restrição quanto ao assunto: as perguntas podem abordar qualquer tema da editoria de Mundo.


Conversa com Mathias Alencastro

Inscrições: envie um email até 3 de junho para enviesuanoticia@grupofolha.com.br com as perguntas que gostaria de fazer.

Caso seja selecionado, a Folha entrará em contato para marcar um horário e dia para a realização da videoconferência com o colunista.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas