Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Justiça espanhola ordena que família do ditador Franco devolva palácio

Residência na Galícia deverá ser aberta para visitação pública

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Madri | AFP

A Justiça espanhola ordenou a seis netos do ditador Francisco Franco que devolvam ao Estado um palácio em Sada, na Galícia, no noroeste do país, do qual sua família desfrutou durante décadas.

A decisão foi anunciada nesta quarta (2). O tribunal de Corunha deu razão à acusação apresentada em 2019 pelo Estado espanhol, que alegou que a compra em 1941 do Pazo de Meirás, utilizado por Franco como casa de verão, foi "simulada e fraudulenta".

Pazo de Meirás, em Sada, propriedade disputada pela família de Franco - Miguel Riopa - 27.fev.18/AFP

O palácio havia sido doado por sua proprietária e adquirido por um órgão franquista em 1938, em plena Guerra Civil espanhola (1936-1939). Após o conflito, o ditador comandou o país até sua morte, em 1975.

Na sentença, o tribunal declarou a nulidade da doação de 1938, uma vez que a propriedade foi doada "ao chefe de Estado, não a Francisco Franco a título pessoal".

Da mesma forma, o tribunal declarou nula a venda de 1941, por considerá-la uma simulação, na qual Franco não pagou nada.

Consequentemente, o tribunal de Corunha condenou "a família Franco a devolver o imóvel sem ser indenizada pelas despesas que afirma ter incorrido para a manutenção da propriedade".

"Ao entender que a propriedade do Pazo corresponde ao Estado, o juiz também declara nula a parte da escritura, com a qual os herdeiros de Franco se apoderaram do imóvel", após a morte do ditador em 1975, prossegue a sentença.

A família ainda pode recorrer da decisão, que foi tomada em primeira instância.

Construída entre 1893 e 1907, a residência foi declarada monumento de interesse cultural pelo Parlamento galego em 2018 —o que significa que deveria ser aberta ao público. Os descendentes de Franco questionaram a decisão, argumentando que era uma propriedade privada.

Familiares de Francisco Franco carregam o caixão do ditador na saída do Vale dos Caídos - Juan Carlos Hidalgo - 24.out.2019/AFP

A decisão anunciada nesta quarta é um novo revés para os netos de Franco. Com inúmeros recursos perante a Justiça, a família tentou impedir a exumação dos restos do ditador do Vale dos Caídos, um gigantesco mausoléu católico a 50 km de Madri, mas perderam a causa.

Desde outubro de 2019, Franco está enterrado em uma cripta familiar no cemitério de El Pardo, nos arredores de Madri. A mudança foi feita por iniciativa do governo de Pedro Sánchez (PSOE, de esquerda).

Nascido em Ferrol, na Galícia, Franco foi um ditador que defendia ideias nacionalistas e fascistas. Como general, fez parte de um movimento de militares e conservadores que tentou dar um golpe contra um governo de esquerda, em 1936.

O golpe falhou, mas deu início à uma guerra civil. Franco comandou uma ofensiva militar para dominar o país e teve apoio da Alemanha nazista e da Itália de Mussolini. Do outro lado, os republicanos receberam ajuda da União Soviética e de defensores do comunismo. O conflito deixou centenas de milhares de mortes ao longo de três anos, em lutas armadas e execuções sumárias.

Quando assumiu, Franco implantou um regime que concentrava o poder em suas mãos de forma absoluta. Houve perseguição a opositores, censura e culto à sua imagem, além da defesa do catolicismo e de manutenção dos costumes. Após sua morte, a Espanha deu início a uma transição para retornar à democracia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas