Siga a folha

Descrição de chapéu casamento

Igreja Anglicana diz que não há problema em ser solteiro pois Jesus também era

Instituição criou comissão para examinar relacionamentos sob justificativa de que sociedade está em transformação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Está tudo bem ser solteiro. Essa é a mensagem de um relatório divulgado nesta quarta (26) pela Igreja Anglicana da Inglaterra, que diz apoiar uma sociedade mais diversa e em evolução. Segundo o documento, as pessoas solteiras devem ser tão valorizadas quanto aquelas que estão em um relacionamento.

No relatório "Love Matters" (amor importa), a instituição afirma que os solteiros devem ser acolhidos e lembra que Jesus não se casou. Isso, aliás, serve de justificativa para a igreja celebrar a "solteirice".

Casal se beija em parque de Londres, na Inglaterra - Adrian Dennis - 1º.nov.16/AFP

A Igreja Anglicana da Inglaterra tem passado por transformações nos últimos tempos. Começou a ordenar mulheres ao sacerdócio em 1994 e bispas em 2014. Em janeiro, pediu desculpas pelos vínculos econômicos que uma de suas organizações teve com a escravidão.

A comissão para examinar os relacionamentos e a família foi criada em 2021 sob a justificativa de que a vida no século 21 é fluida e diversificada. "Temos uma incrível oportunidade de reimaginar uma sociedade diversa em que todos os relacionamentos são valorizados, promovendo a estabilidade que nos permite prosperar em uma variedade de famílias, inclusive com solteiros", diz o documento.

Os solteiros não devem ser vistos como "menores" em relação aos casais, diz o relatório. "Honre e celebre sua condição, seja por escolha ou circunstância, e reconheça o lugar pleno deles na igreja e na sociedade."

O texto afirma que a cifra de solteiros vem crescendo, já que hoje os jovens focam mais a carreira e outros objetivos antes de se casarem. E pontua que nem por isso a família e o casamento estão em declínio.

Quem mora sozinho não necessariamente é solitário ou isolado, especialmente se existir uma rede de apoio, observa o documento, que discute ainda os impactos da pandemia na vida de solteiro.

A Igreja Anglicana da Inglaterra, fundada em 1534 e que tem como chefe o monarca do Reino Unido (hoje o rei Charles 3º), é a matriz da Comunhão Anglicana, que reúne 85 milhões de adeptos em 165 países.

Recentemente, a instituição tem promovido debates sobre como lidar com casamentos entre pessoas do mesmo sexo e acolher ativistas LGBTQIA+ que lutam pelos mesmos direitos de cristãos heterossexuais.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas