Siga a folha

Rinoceronte mata cuidadora de zoológico na Áustria

Funcionária de 33 anos passava repelente no animal quando foi atacada; incidente ocorreu em frente ao marido, que ficou ferido

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Viena | AFP

O ataque de um rinoceronte branco matou uma cuidadora de um zoológico em Salzburgo, na Áustria, e feriu gravemente seu marido, também um funcionário, nesta terça-feira (12), informou a polícia local.

O incidente ocorreu "nas primeiras horas da manhã, durante um trabalho de rotina na área dos rinocerontes", segundo o comunicado. De acordo com a imprensa, a cuidadora de 33 anos passava repelente de insetos na pele do animal, dentro da jaula, quando foi atacada. Ela morreu dez minutos depois, ainda no local.

Um rinoceronte branco, mesma espécie do animal que atacou cuidadora na Áustria, em zoológico na Cidade da Guatemala - Johan Ordonez - 22.set.2022/AFP

As autoridades ainda não sabem por que o animal atacou a cuidadora e seu marido, de 34 anos, que alimentava os animais e interveio para tentar salvá-la. Funcionário do zoológico desde 2008, ele foi levado para o hospital, passou por uma cirurgia e não corre risco de morte.

Segundo a mídia local, a vítima provavelmente morreu pisoteada pelo animal, que se chama Yeti, tem 30 anos e pesa 1.800 quilos.

Rinocerontes não costumam ter um comportamento agressivo e geralmente aceitam cuidados, afirmou a diretora do zoológico, Sabine Grebner, à mídia local. "Ela estava conosco desde 2014 e sempre foi muito cuidadosa e atenciosa", disse ela sobre a cuidadora.

A causa do acidente ainda é apurada. "Não sabemos exatamente o que aconteceu, estamos profundamente consternados e chocados", afirmou Grebner, segundo a qual as normas de segurança estão sendo reavaliadas.

Com 1.500 animais em seus 14 mil hectares de jardins no Castelo de Hellbrunn, o zoológico, que prestou solidariedade à família da vítima, recebe cerca de 400 mil visitantes por ano e manterá as portas fechadas nesta terça.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas