Siga a folha

Terremoto no Nepal deixa ao menos 128 mortos

Epicentro do tremor foi em Jajarkot, a cerca de 500 km da capital, Katmandu; sismo também foi sentido em Nova Déli

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Katmandú (Nepal) | Reuters

Pelo menos 128 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,4 atingir o oeste do Nepal nesta sexta-feira (3).

Testemunhas dizem que casas na área desabaram e que prédios em Nova Déli, na Índia, também tremeram. Imagens da mídia local mostraram casas de tijolos de vários andares desmoronadas. Tremores foram sentidos em distritos vizinhos e até mesmo na capital, Katmandu, disseram os moradores.

Sobreviventes do terremoto que atingiu o Nepal na sexta (3), em um hospital do distrito de Jajarkot - Balkumar Sharma/AFP

"Não conseguimos estabelecer contato com o epicentro em Jajarkot", disse o oficial local Harish Chandra Sharma, acrescentando que há relatos de 34 mortes apenas no distrito, que tem 190 mil habitantes e vilarejos espalhados em colinas remotas. Outras 35 mortes foram relatadas no distrito vizinho de Rukum West.

Inicialmente, o Centro Sismológico Nacional do Nepal reportou que o sismo teve magnitude 6,4, mas o Centro de Pesquisas Geocientíficas da Alemanha (GFZ) posteriormente rebaixou a magnitude para 5,7 e o Serviço Geológico dos Estados Unidos o estimou como magnitude 5,6.

"As equipes de resgate e busca precisam limpar as estradas bloqueadas por deslizamentos de terra devido ao terremoto para chegar às áreas afetadas", disse Namaraj Bhattarai , porta-voz da polícia local. Autoridades disseram que ainda conseguiram chegar até o local do epicentro.

O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal expressou profunda tristeza pela perda de vidas e propriedades no terremoto e ordenou que as agências de segurança iniciassem imediatamente as operações de resgate e assistência.

Pelo menos 20 pessoas foram levadas às pressas para o hospital com ferimentos, disse uma autoridade do distrito de Jajarkot, Suresh Sunar, à agência de notícias Reuters. "Estamos coletando detalhes, mas devido ao frio e à noite, é difícil obter informações de áreas remotas."

Também à Reuters, outro policial, Santosh Rokka, deu seu relato. "As casas desabaram. As pessoas saíram correndo de suas casas. Estou no meio da multidão de moradores aterrorizados. Estamos tentando obter detalhes dos danos."

O terremoto abalou prédios até Nova Déli, a cerca de 600 km, de acordo com testemunhas.

Em 2015, cerca de 9.000 pessoas morreram em dois terremotos no Nepal. Cidades inteiras, templos centenários e outros locais históricos foram reduzidos a escombros, com mais de um milhão de casas destruídas, a um custo para a economia de US$ 6 bilhões.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas