Siga a folha

Explosão em forno de fundição deixa ao menos 13 mortos na Indonésia

Trinta e oito pessoas ficaram feridas; indonésios e chineses estão entre as vítimas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

Ao menos 13 pessoas morreram e 38 ficaram feridas neste domingo (24) devido a uma explosão em um forno de processamento de níquel de propriedade chinesa no leste da Indonésia, na ilha de Célebes, segundo comunicado divulgado pelo complexo em que a indústria está localizada.

A ilha de Célebes é um importante centro de produção de níquel, um mineral utilizado em baterias de veículos elétricos e na produção de aço inoxidável.

Trabalhador, em fábrica de níquel na Indonésia - Yusuf Ahmad - 27.jan.2014/Reuters

O acidente ocorreu por volta das 5h30 no horário local (18h30 de sábado em Brasília) na planta da Indonésia Tsingshan Stainless Steel, conforme anunciado por um porta-voz do complexo PT Indonesia Morowali Industrial Park. Segundo ele, oito indonésios e cinco chineses morreram.

O grupo chinês Tsingshan Holding Group, que é o maior produtor de níquel do mundo e o maior fabricante de aço inoxidável da China, detém uma participação majoritária na planta indonésia impactada.

Uma investigação preliminar revelou que a explosão ocorreu durante os trabalhos de reparação de uma caldeira, quando um líquido inflamável pegou fogo, o que fez com que tanques de oxigênio próximos também explodissem, acrescentou o porta-voz. O incêndio foi controlado na manhã deste domingo.

A empresa responsável pelo parque industrial afirmou estar "profundamente entristecida" pelo desastre, e os restos mortais de várias vítimas identificadas foram enviados para seus locais de origem.

"Seus rostos estavam queimados, suas roupas todas queimadas", disse um dos funcionários do local.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas