Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Historiador relembra o que foi o AI-5, evocado por Eduardo Bolsonaro; ouça

Deputado e filho do presidente Bolsonaro afirmou que resposta para radicalização da esquerda pode ser 'novo AI-5'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Declarações do deputado Eduardo Bolsonaro em tom de ameaça sobre a edição de "um novo AI-5" no país, que vieram a público nesta quinta-feira (31), provocaram forte reação contrária de autoridades do país.

Em linhas gerais, a fala do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi considerada um retrocesso, uma evidência de intenções autoritárias e um risco à democracia. 

O presidente Jair Bolsonaro desautorizou o filho. "Quem quer que seja que fale em AI-5 está sonhando. Está sonhando, está sonhando. Não quero nem ver notícia nesse sentido aí", disse. 

Depois disso, Eduardo Bolsonaro voltou atrás e afirmou que "não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5" e se desculpou em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

O AI-5 foi editado em 1968 no período mais duro da ditadura militar (1964-1985). Assinado pelo marechal Arthur da Costa e Silva (que assumira a Presidência em 1967), resultou no fechamento imediato e por tempo indeterminado do Congresso Nacional e das Assembleias nos estados —com exceção de São Paulo.

O Café da Manhã entrevista o historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre o significado de evocar o AI-5.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas