Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute os rumos Guerra Fria 2.0, entre EUA e China; ouça

Pandemia do novo coronavírus colocou ainda mais tensão na relação entre os dois países

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em uma espécie de repetição, mas com diferenças fundamentais, dos eventos que geraram tensão do final dos anos 1940 até o início dos anos 1990, dois países disputam influência no mundo. Desta vez, o rival comunista dos Estados Unidos é a China, que cresce em poder.

As duas nações têm uma relação simbiótica, de dependência e conflito. Os embates vêm aumentando desde que Donald Trump virou presidente e começou uma guerra comercial.

Hoje, a disputa inclui outras facetas, como a disputa tecnológica envolvendo a rede 5G, o surgimento da Covid-19 na província chinesa de Wuhan e os protestos anti-Pequim e pró-democracia em Hong Kong.

Além disso, entram na conta sanções, ameaças e as disputas territoriais envolvendo o Mar do Sul. Na região estratégica, a China tenta expandir seu controle e é onde especialistas veem mais chance de haver também uma disputa bélica entre americanos e chineses.

O Café da Manhã desta sexta (17) discute a complexidade desse conflito, os efeitos do embate para outras nações e o risco de um conflito armado. O episódio tem entrevista com a colunista da Folha Tatiana Prazeres, que dá aulas na Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim, e foi secretária de comércio exterior e conselheira sênior do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas