Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

A crise de saúde na terra indígena yanomami; ouça podcast

Com assistência precária, aldeias têm casos severos de desnutrição infantil, alta nos números da malária e outras doenças

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os yanomamis têm enfrentando uma crise de saúde em suas aldeias, com casos de desnutrição infantil e uma alta nos números da malária. Além disso, a presença de invasores tem levado doenças de fora para os indígenas —como a Covid-19.

A foto de uma criança yanomami desnutrida e com as costelas expostas serviu de alerta para a situação do povo indígena. A menina tem 8 anos, pesa 12,5 kg e também foi diagnosticada com malária e verminose. Internada, ela está em tratamento também para pneumonia e anemia.

No episódio desta terça-feira (11), o Café da Manhã discute a situação da saúde entre os yanomamis, a ameaça trazida pelos invasores e a precariedade da assistência médica às aldeias. O podcast ouve o médico Paulo César Basta, que é pesquisador da Fiocruz e especialista na saúde dos povos indígenas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas