Siga a folha

A epidemia de gripe no Rio de Janeiro e os riscos para o Brasil; ouça podcast

Segundo a Fiocruz, vírus influenza têm causado mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave do que o coronavírus

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Depois da flexibilização de medidas contra a Covid-19 –como o distanciamento e o uso de máscaras–, outro vírus respiratório tem preocupado as autoridades do Rio de Janeiro. A epidemia de gripe já causou mais de 23 mil casos na capital fluminense e vem pressionando o sistema de saúde fluminense.

A Fiocruz alertou que o estado já tem mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza do que pelo Sars-CoV-2 e que essa situação pode se espalhar pelo resto do país.

A imunização contra a gripe, que chegou a ser interrompida por falta de doses, foi retomada na última sexta-feira (10), depois que a prefeitura carioca recebeu 100 mil doses do Ministério da Saúde. Especialistas têm apontado que as baixas taxas de vacinação contra o influenza têm contribuído para o problema.

Nesta segunda (13), o Café da Manhã explica como o Rio vem enfrentando uma epidemia de influenza no meio da pandemia do coronavírus e fala dos riscos de isso virar um problema nacional. O episódio tem entrevista com Alberto Chebabo, diretor médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas